Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Acadêmicos de computação da Unemat desenvolvem ferramenta para gerenciar filas
Por Lygia Lima – Assessoria
07/10/2019 - 08:03

Foto: assessoria

Acadêmicos de computação da Universidade do Estado de Mato Grosso, vinculados ao Centro de Inovação de Redes Inteligentes e Soluções Criativas (RISC) do câmpus Jane Vanini,  desenvolveram uma ferramenta que já está em uso na Secretaria de Fazenda da Prefeitura Municipal.

O e-senha,  é uma ferramenta inovadora para a gestão de fila de atendimento que pode ser utilizada em diferentes locais.  O professor da Unemat e um dos orientadores dos acadêmicos  no desenvolvimento, Robson Gomes de Melo, explica que a ferramenta é uma combinação de um aplicativo que fica num dispositivo móvel, junto com um servidor de chamadas.  "O grande diferencial é que essa ferramenta elimina o uso de bilhetes e tickets e faz tudo com base no reconhecimento fotográfico do usuário, eliminando fraudes e trocas de senha, por exemplo", diz Robson.

Assim que o usuário utiliza o dispositivo móvel para acionar uma senha, ele será chamado com base na sua identificação fotográfica a partir de um servidor que emite a chamada sonora e permite que o guichê de atendimento realize a visualização prévia do usuário por meio de uma interface.

Outro diferencial, apontam os professores do Risc, é que a plataforma possui um "Dashboard" (painel) para que o gestor possa acompanhar o andamento dos atendimentos por meio de relatórios e gráficos que demonstram quais serviços são mais requisitados, o tempo de atendimento.  "A partir desses relatórios que podem ser gerados a partir de intervalos previamente definidos, os gestores podem realizar mudanças nesse setor de forma a garantir maior agilidade", diz o Robson.

Para os acadêmicos que desenvolveram a plataforma, Amorésio Rodrigues de Souza, (6º período), Henrique Etiene Nani de Souza (4º período) e Pedro Henrique Romeiro (7º período) a experiência trouxe bons ganhos profissionais e acadêmicos. Eles participam há um ano do Risc e destacam o aprendizado. "Eu já tinha participado do desenvolvimento de outras ferramentas internadas para a Unemat, mas trabalhar no e-senha foi muito bom, ajudamos a cidade, que pode economizar papel e organizar a fila, alémdisse também cresci muito pessoalmente e profissionalmente", diz Henrique.

Já Amorésio que nunca tinha desenvolvido um aplicativo neste nível, ressaltou a trabalho colaborativo: "Nós tínhamos pouco tempo para desenvolver a ferramenta e pudemos trabalhar de forma que um ajudasse o outro". Para Pedro, que desenvolveu a interface visual da ferramenta, o maior desafio foi se colocar no lugar do usuário. "Nós tivermos que nos colocar no lugar de quem iria utilizar, pensar uma interface mais amigável, estudar e desenvolver novas técnicas de design pensando na interação, mas foi muito positivo", afirmou.

O professor Robson, que juntamente com o professor do curso de Computação, Nivaldi Calonego Júnior, destaca que esse resultado no desenvolvimento dessa ferramenta é fruto do envolvimento dos alunos no processo de orientação e desenvolvimento das atividades no laboratório. "Nós pudemos desenvolver, por meio de uma parceria, com a Secretaria de Fazenda do município, uma ferramenta que pode ser utilizada em outros setores e até mesmo em empresas privadas. Os interessados podem nos procurar aqui na sede do Risc, no câmpus Jane Vanini e verificar a funcionalidade e a economia que a plataforma permite", diz.

De acordo com o levantamento inicial da prefeitura desde que o e-senha foi instalado, há cerca de um mês, já foram economizadas mais de 2 mil folhas de ticket. 

Carregando comentarios...

Cidades

Parabéns. Cáceres faz 241 anos

05/10/2019 - 11:47