Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Universitários do curso de Turismo da Unemat realizam aula de campo em aldeia indígena
Por assessoria
07/10/2019 - 13:36

Foto: assessoria

As docentes Kelli Carvalho Melo e Raffaela Garcia realizaram no último sábado, 05/10, a 1ª Aula de Campo com os alunos da 1ª Fase do Curso de Turismo da Unemat de Nova Xavantina.

A visita foi na Aldeia Indígena Xavante - Cachoeira, próximo ao Rio Areões no município de Água Boa e as atividades fazem parte da carga horária das disciplinas de Estudo do Espaço Turístico e Patrimônio Cultural em Turismo.

O Cacique Arnaldo Seribudú e o seu povo receberam dos visitantes, mantimentos, roupas e brinquedos; e como agradecimento, foi feita uma roda no centro da aldeia com universitários, professores e moradores, onde o cacique apresentou e deu as boas-vindas com uma dança, promovendo a integração de docentes, discentes e a comunidade Xavante.

As atividade na Aldeia Cachoeira compreenderam na recepção, dança, demonstração da escola, cemitério, e demonstração de hospitalidade.

O grupo também fez uma trilha na área que cerca a aldeia, identificando as características da paisagem e da geografia do local; conhecendo como vivem os mais de 300 moradores daquela aldeia e suas atividades que são desenvolvidas no dia a dia; e, por fim, compreenderam a valorização da ancestralidade e identidade indígena na formação da sociedade brasileira.

Esta é uma primeira experiência de visita de estudantes do curso da 1ª Fase do Curso de Turismo da Unemat à uma Aldeia Xavante. A comunidade abriu seu espaço para esta vivência com o objetivo de mostrar a beleza da cultura Xavante e de vencer o preconceito tão forte que ainda existe nos moradores das cidades que convivem com o povo Xavante. Foi um momento rico de troca e de aprendizado para os estudantes universitários, que puderam abrir seus horizontes, conhecendo uma cultura tão próxima a sua realidade e ao mesmo tempo tão distante e pouco conhecida.

 

https://youtu.be/mjELWpnfylg 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Campanha de Sarampo começa hoje em Cáceres

07/10/2019 - 09:27
Cidades

Parabéns. Cáceres faz 241 anos

05/10/2019 - 11:47