Cigana Diva Cabral é referenciada como mestre da cultura mato-grossense
Por Cida Rodrigues | Com informações AEEC-MT
16/02/2021 - 16:46

De etnia Calon, a cigana recebeu há alguns dias o prêmio por ser figura central do projeto selecionado em edital da Secel — Foto: Aluízio de Azevedo

Figura de destaque da cultura cigana, Maria Divina Cabral, ou Diva como é mais conhecida, foi recentemente referenciada como mestre da cultura mato-grossense. Com o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: ontem, hoje e amanhã”, a Associação Estadual das Etnias Ciganas (AEEC-MT) celebra a história e as contribuições de Diva Cabral às tradições ciganas e ao enriquecimento da diversidade cultural do estado.

Contemplada no edital Conexão Mestres da Cultura promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a proposta busca ainda referenciar e fortalecer as tradições e saberes ciganos, especialmente, aqueles mantidos pelas mulheres. 

“Essa homenagem evidencia o reconhecimento da pluralidade cultural mato-grossense. Mais do que gratidão pela atuação da cigana Diva, os produtos dessa homenagem ficarão registrados na história, serão uma referência que mostram o quanto nosso estado é grandioso em todos os aspectos”, expressa o titular da Secel, Alberto Machado.

O tributo à cigana considerada a mestra da medicina tradicional da etnia Calon é composto pela websérie documental “Diva e as Calins” e por uma exposição fotográfica virtual sobre as mulheres ciganas mato-grossenses de vários municípios. Como dispositivo para construção do audiovisual, será realizado o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, previsto para os dias 11, 12 e 13 de abril.

Aluízio de Azevedo

 

Na última sexta-feira (12.02), Diva, que é a figura central do projeto, recebeu o prêmio de “Mestra da Cultura Mato-grossense” representado por uma retribuição financeira de R$ 20 mil. O prêmio foi entregue pela presidente da AEEC-MT, Fernanda Alves Caiado, na residência de Diva, em Rondonópolis (MT). 

“É um orgulho entregar esse prêmio, porque ela realmente representa a mulher cigana, por sua representação cultural e também pela mulher que ela é. Nós temos o exemplo dela como uma guerreira e estamos muito felizes por poder participar desta parte da história da Diva”, aponta Fernanda.

A cigana Diva Cabral

Diva nasceu na cidade de Mineiros (GO) e viveu boa parte de sua vida nos lombos dos cavalos, trafegando por várias cidades da região Centro-oeste. No início da década de 70 fixou residência com sua família e parte da comunidade em Rondonópolis (MT), que se tornou a maior comunidade cigana de Mato Grosso. No estado, a etnia reúne em torno de 300 pessoas.

A cigana rezadeira é respeitada e ouvida por todos devido à sua experiência e sabedoria na condução e salvaguarda de diversos costumes, narrativas e saberes da filosofia kalon. Sua participação e influência não se limita a Rondonópolis, chegando a outras comunidades Calon de municípios como Tangará da Serra, Cuiabá, Sinop, Guiratinga, Pedra Preta, Campo Novo dos Parecis e Alto Araguaia.

Conhecedora de uma variedade de plantas medicinais do cerrado e da floresta amazônica, Diva usa os saberes da medicina tradicional Calon para atender também aos não-ciganos. Atualmente, a Calin mora em uma modesta residência de três cômodos, na Vila Poroxo e ajuda a todos que chega com rezas, benzeções, aconselhamentos e remédios naturais. 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Vida, eu te vejo.

16/02/2021 - 11:55
Artigos

A intenção por trás do ódio

16/02/2021 - 10:12
Artigos

O que diz o Google?

16/02/2021 - 10:08
Artigos

Nascemos para competir

16/02/2021 - 10:06

Warning: Unknown: open(/var/lib/php/session/sess_lnqediq959li8agn55a207gp87, O_RDWR) failed: Permission denied (13) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/session) in Unknown on line 0