Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prazo para vacinar bezerras entre três e oito meses contra brucelose é até 31 de dezembro
Por Ascom/Famato
01/12/2014 - 15:49

Foto: ilustrativa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) lembra aos pecuaristas mato-grossenses que devem vacinar o rebanho de fêmeas, com idades entre 3 e 8 meses, contra a brucelose bovina até dia 31 de dezembro, quando termina a segunda etapa da campanha. A comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) deve ser feita até o dia 10 de janeiro de 2015. A previsão é que devem ser imunizados no Estado cerca de três milhões de animais.

 

Vale pontuar que a campanha de vacinação contra a brucelose é semestral, sendo a primeira etapa de 1º de janeiro a 30 de junho e a segunda entre 1º de julho e 31 de dezembro. O gestor do Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata, explica que o produtor não deve deixar para vacinar no próximo ano, pois será multado. “Mesmo que a fêmea esteja com três ou quatro meses e que ainda estaja com idade para ser vacinada na segunda etapa, o produtor não pode deixar para 2015. Ele tem que, obrigatoriamente, vacinar agora todas as fêmeas que estão em idade de vacinação até dia 31 de dezembro. Na próxima etapa, ele vacinará os animais que completarem três meses a partir de 1º de janeiro”, explica Zanata.

 

As fêmeas devem ser imunizadas com a vacina B19, adquiridas em revendas veterinárias credenciadas junto ao Indea e mediante apresentação do receituário emitido pelo médico veterinário. Nas propriedades com rebanho total de até 40 cabeças, que não forem atendidas por profissionais autônomos cadastrados no Indea, a vacinação poderá ser feita por médicos veterinários do Instituto.

 

As propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade. Além disso, quem não vacinar e comunicar no prazo será multado em 2,25 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal), sendo que cada UPF equivale a R$ 240,97.

 

A Famato reforça a importância da vacinação contra a brucelose tanto para a saúde animal quanto para a saúde humana. "Além de estar cumprindo com a obrigação sanitária, com a vacina o produtor vai garantir a sanidade animal do seu rebanho", ressalta o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.

 

Carregando comentarios...

Educação

Piscicultura atrai interesse de estudantes

01/12/2014 - 10:10
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 01

01/12/2014 - 09:23