Mais de 26 mil pessoas foram atendidas pelo Projeto De Bem Com a Vida, da Polícia Judiciária Civil, no ano de 2014, em cerca de 200 atividades desenvolvidas em vários municípios do Estado de Mato Grosso. Foram realizadas 130 palestras, 25 reuniões e 30 ações com objetivo de contribuir com a redução dos índices de criminalidade fomentados pelo consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas.
De janeiro a dezembro de 2014 foram realizadas atividades em Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço (113 km ao Sul), Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte), Cáceres (225 km a Oeste), Alto Araguaia (415 km ao Sul), Sinop (500 km ao Norte), Itaúba (600 km ao Norte), Sorriso (420 km ao Norte),Juina (735 km Noroeste), Poconé (104 km ao Sul) e Pontes e Lacerda (448 km a Oeste).
O projeto “De Bem Com a Vida” visa minimizar o uso de droga lícitas e ilícitas por meio de mobilização social junto a crianças e adolescentes, que por falta de orientação estão mais vulneráveis ao consumo de drogas consideradas lícitas, como o álcool e o cigarro, e as drogas ilícitas, a exemplo da maconha, cocaína e o crack, e todas as situações de risco que envolve usuários.
Conforme o gerente do projeto, investigador de polícia Ademar Torres, as atividades buscam esclarecer os vários aspectos envolvidos no consumo de bebidas alcoólicas, trazendo dados nem sempre disponíveis em outras fontes. “A ideia é quanto mais informações os jovens tiverem, menos razões eles terão para consumir bebidas alcoólicas, que além de servir de porta de entrada para outras drogas, também pode causar o desencadeamento de atitudes violentas”, explica Ademar Torres.
Entre as ações preventivas estão oficinas de teatro, eventos de cidadania, panfletagem em escolas e creches municipais, palestras, apresentações culturais, blitz educativas, fiscalização do comércio, revitalização do Ginásio Fiotão, em Várzea
Grande, entre outras. As reuniões também ocorreram na Câmara de Vereadores de Sinop, na cidade de Sorriso, com diretores de escolas estaduais e moradores de comunidades rural de Várzea Grande, além de participação em eventos junto a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Programa Rede Cidadã, Projeto Sala do Educador da Escola Estadual Demétrio Costa Pereira e da Escola Estadual Liceu Cuiabano, VII Semana Jurídica do curso de Direito da Unic do município de Sorriso.
As palestras voltadas a conscientização de toda população sobre os males do consumo do álcool na adolescência foram ministradas no Rotary Club Cuiabá, no Projeto Caminhando para a Vitória da Igreja Presbiteriana, no Projeto Bombeiros do Futuro da 7ª Cia Lagoa Encantada, no Colégio Salesiano São Gonçalo, na Obra Social Anjo Gabriel do bairro Pedra 90, no Projeto Arará Azul de Poconé, na obra social Espírito “Menino Chico” do bairro Jardim Alá Várzea Grande. Para servidores da Secretaria Estadual de Saúde do município de Poconé, além de diversas escolas de municípios do interior do Estado.
O “De Bem Com a Vida” tem como base o consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O projeto está alicerçado no artigo 63 inciso I da Lei de Contravenções Penais que prevê desde 1941, como conduta típica, o ato de servir bebidas para menores de idade, e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que criminalizou o ato de vender, fornecer, ministrar ou entregar à criança ou adolescentes, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, além dos Códigos de Postura dos municípios que regulamentam a fiscalização e autuação de estabelecimentos comerciais.
No Facebook o projeto De Bem Com a Vida tem mais de 3 mil amigos e todos os dias recebe novos pedidos de amizades e seguidores.