Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Guilherme Nolasco é nomeado presidente do Indea e destaca as principais diretrizes de ações
Por assessoria
09/01/2015 - 08:05

Foto: assessoria

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, nomeou Guilherme Linares Nolasco, para assumir a presidência do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), que na atual gestão, passa a ser vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O Ato n° 056/2015, saiu na publicação de 7 de janeiro, no Diário Oficial.

 

Nolasco tem 44 anos, é médico veterinário e natural de Bauru-São Paulo. Veio para Mato Grosso, há 21 anos, trabalhar como gerente agropecuário no grupo Renosa. Ao sair do grupo, passou a integrar a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), como representante da Região Centro-Sul, e posteriormente, como 2º Vice-presidente, e afastou-se do cargo para assumir a presidência do Indea-MT.

 

As diretrizes da nova gestão vão priorizar a ‘interiorização’ da autarquia, treinamento de servidores e aprimoramento dos Sistemas Online. Quanto à ‘interiorização’ do Indea, o presidente afirma que é preciso fortalecer a instituição no campo, no interior. “Precisamos fazer um grande trabalho de interiorização, esse é um dos pontos principais dessa gestão. O cliente do Indea está no campo. Vamos promover a realocação de servidores e o fortalecimento do Indea no campo e no interior do Estado”.

 

Para Nolasco, é fundamental realizar a reestruturação dos serviços realizados pela autarquia. “A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o abate já está em funcionamento e é preciso dar continuidade no processo de informatização para liberar as demais categorias”, destaca Nolasco.

 

Ainda no processo de aprimoramento dos sistemas, Nolasco diz ser prioridade para diminuir os trabalhos burocráticos do Indea. “Temos que liberar o servidor para a sua função de fiscalização, e inspeção sanitária vegetal e animal, que é de responsabilidade da autarquia. É prioridade resgatar a vigilância sanitária, manter em funcionamento os postos fiscais interestaduais e as barreiras sanitárias na região de fronteira com a Bolívia”.

 

O presidente quer ainda, investir em treinamentos para o servidor, visando a qualidade no atendimento ao cliente, e também declarou que irá buscar recursos via convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (FESA-MT), Fundo de Mato-Grossense de Apoio à Cultura d Semente (FASE-MT), entre outros.

 

Guilherme Nolasco falou também sobre a importância do Indea para a economia e a vinculação à Sedec. “Acredito que ser [Indea] a mais importante, pois está presente nos 141 municípios. De forma acertada, o governo vinculou o Indea à Sedec, pois é o garantidor do desenvolvimento econômico de Mato Grosso. As atividades agropecuárias são a base da economia do estado”.

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Comunicado do Grupo Juba

08/01/2015 - 11:17
Economia

Consumo de energia está mais caro

06/01/2015 - 19:04