Por que as pessoas enlouquecem?
Por por Vicente Herculano da Silva
30/07/2012 - 16:40
Uma pergunta que se ecoa na noite infinita dos tempos..Porque as pessoas enlouquecem?
As psicoses destacando a forma das esquizofrenias, vulgarmente conhecidas como loucura, "ficou pinel", sempre foram no decorrer das civilizações uma preocupação, extremamente sofrida, indagativa do porque da loucura... preocupação esta,que chega de uma forma clara, aos trabalhadores da saúde mental, como da sociedade e principalmente no núcleo da família.
A loucura tem cura??? nenhum médico atreveria fornecer um atestado médico, com um laudo de "curado" a um paciente que fora acometido desta enfermidade...porém ,a ciência de ha muito avançou; conhece-se o diagnostico, existe um arsenal de psicofarmacos de excelentes resultados e uma visão de reintegração na família, e na sociedade, graças a uma plêiade de outros profissionais da saúde...porém deixará sempre CICATRIZ desfavorável ao processo de reintegração e reinserção na sociedade...
Graças aos avanços da ciência e da tecnologia de ponta,cientistas buscam respostas para entender o processo da loucura ,sob o ponto de vista da Neurociência.
CUIABÁ, irá receber no próximo dia 2 de agosto às 20 horas, no Auditório do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE MATO GROSSO o professor e cientista de renome internacional STEVENS REHEN, que proferirá uma palestra sobre o tema "CÉLULAS TRONCO-EMBRIONARIAS E MEDICINA REGENERATIVA; professor titular de CIENCIAS BIOMÉDICAS DA U.F.R.J. - Chefe do LABORATÓRIO NACIONAL DE CIENCIAS DE CELULAS TRONCO EMBRIONARIAS desta universidade, tem os seus trabalhos na área da Neurociência reconhecimento internacional em universidades européias e americanas. Foi em 2011, escolhido pela revista ÉPOCA, uma das l00 personalidades influentes no pais pelo desenvolvimento de pesquisas com células troncos, na busca de desvendar os processos bioquímicos no cérebro de pacientes esquizofrênicos.
Suas pesquisas vão mais além, através da Medicina Regenerativa, apoiada na neurociência, indaga e pesquisa fenômenos ligados as áreas da traumatologia, cardiologia, e a própria neurologia.
Abordaríamos muito mais sobre os feitos do Prof. STEVENS, que extrapola as indagações de profissionais das aéreas da saúde e que chega ao interesse geral das comunidades, porem o tempo é exíguo.
Trazer o professor STEVENS a CUIABA, não foi tarefa fácil, dada a sua agenda de compromissos, mas os esforços denodados da ACADEMIA, através dos associados confrades e confreiras, remeteu-nos ao dever cumprido, ou seja, fazer acontecer a HISTÓRIA DA MEDICINA NO ESTADO DE MATO GROSSO.
VICENTE HERCULANO DA SILVA
Presidente da ACADEMIA DE MEDICINA DE MATO GROSSO
academia.medicina.mt@gmail.com