Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
AAAC promove 2ª Cãominhada para 'cachorrada' vacinada
Por Hemilia Maia/assessoria
13/04/2015 - 09:42

Foto: divulgação

A Associação de Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) realizará a 2ª Cãominhada no mês de junho em data pré-marcada para o dia 06, durante a Semana do Meio Ambiente. A Associação já adianta que só poderão participar do evento cães que, na data, estejam com as vacinas V8 ou V10 mais a antirrábica em dia. Durante a Cãominhada os cães deverão usar coleira com guia; os que apresentarem algum tipo de agressividade, independente do tamanho, deverão usar focinheira de tela. As cadelas no cio não poderão participar, assim como felinos e cães com menos de um ano.

 

De acordo com o médico veterinário Wilson Fachini Filho os donos de animais adultos que não foram vacinados quando filhotes devem se atentar que estes cães ao serem vacinados precisarão tomar duas doses das vacinas contra as viroses. “Depois de vacinados, tanto filhotes quanto adultos, só estão protegidos após 21 dias da última dose”, esclareceu Fachini.   

 

“Estas observações estão sendo divulgadas com antecedência para que os donos dos animais que irão participar da Cãominhada tenham tempo para atender os requisitos exigidos”, esclareceu a presidente da AAAC, Katlleen Karitas. Os donos dos animais ainda devem se atentar para questões como: cães sedentários, animais adoentados, cães que nunca usaram focinheira entre outros.

 

“Se o animal não está acostumado a caminhadas ou a usar focinheira provavelmente haverá problemas com a participação na Cãominhada. No caso da focinheira é preciso fazer um trabalho prévio de dessensibilização que é um processo que consiste em apresentar algo positivo que o cão goste toda vez que usar a focinheira até que ele se acostume”, explicou a consultora comportamental de cães Monica Vignardi. 

 

Na hora de vacinar animais de estimação é importante seguir as orientações de um médico veterinário. O exame clínico e a decisão de quais vacinas serão tomadas assim como o acesso à vacinas de qualidade são essenciais para a saúde animal. É importante considerar que a validação da vacinação somente será aceita com carimbo e assinatura de um médico veterinário. 

 

Para conhecimento segue tabela completa de vacinação de cães.

Vacina

Quando ministrar?

Quais doenças previne?

 

Puppy*

 

28 a 44 dias

 

Impede a falha imunológica

 

V8 ou V10

 

 

 

A diferença entre elas é que a V10 tem mais um sorotipo de proteção contra parvovirose e leptospirose.

 

1ª dose 45 dias

2ª após 21 dias da 1ª dose

3ª após 21 dias da 2ª dose

Reforço anual (dose única)

 

·         Adenovirose

·         Cinomose

·         Coronavirose

·         Hepatite

·         Leptospirose

·         Parainfluenza

·         Parvovirose

 

Antirrábica

 

Exigida por lei

 

1ª dose 120 dias

Reforço anual (dose única)

 

·         Raiva

 

Tosse do Canis

 

 

1ª dose 80 dias

ou a partir da 2ª dose da V8 ou V10

Reforço anual (dose única)

 

·         Tosse

 

Giardíase

 

 

1ª dose 75 dias, 

ou em combinação com a 2ª dose da V8 ou V10

2ª dose 21 dias após a 1ª dose

Reforço anual (dose única)

 

·         Infecções intestinais

 

Leishmune

 Após a vacina contra raiva

1ª dose 120 dias

2ª dose 150 dias

3ª dose 180 dias

Reforço anual (dose única)

 

·         Leishmaniose Visceral Canina

 

* A primeira vacinação feita nos cães deve ser feita a partir dos 28 dias de vida do animal porque os anticorpos transferidos pela mãe através do sangue que alimenta a placenta e pela amamentação estarão em queda a partir deste período e o filhote começará a produzir seus próprios anticorpos. Quando a mãe dos filhotes não é vacinada ou esta imunologicamente debilitada a qualidade destes anticorpos será inferior à necessária para que se possa garantir a seguridade do animal até os 45 dias de vida, data em que se inicia a vacinação contra várias doenças, abrindo uma ‘’janela de vulnerabilidade’’. Ao impedir essa janela evita-se que os cães venham a adoecer devido à falha imunológica.

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

Eu sou corintiana

12/04/2015 - 18:02
Educação

Capes aprova mais dois mestrados na Unemat

12/04/2015 - 13:00
Cidades

Estiagem MT: Queimadas já preocupam

12/04/2015 - 12:57
Cidades

Morre Jordão Panoff de Lacerda

09/04/2015 - 07:46