O Prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, inaugurou na manhã desta terça-feira (12), as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II, unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Ação Social, na Avenida Dormevil Farias, Bairro São Luiz. O evento contou com as presenças da vice-prefeita Eliene Liberato Dias, do Secretário de Ação Social Cláudio Henrique Donatoni, Padre João Paulo, secretários municipais, coordenadores, convidados, imprensa e usuários.
O CRAS é uma Unidade Pública Estatal descentralizada da Política Nacional da Assistência Social e atua como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ofertando serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Com modernas e amplas instalações climatizadas, o novo espaço, oferece conforto e comodidade às famílias que serão referenciadas.
No município, atualmente funcionam dois CRAS, o inaugurado hoje no Bairro São Luiz e o outro que atende no DNER, os dois centros juntos, atendem cerca de cinco mil famílias.
Para o prefeito Francis Maris, a implantação desse novo espaço do CRAS significa mais um avanço para a política municipal de assistência social. “É mais uma unidade para o atendimento à população de Cáceres. Um compromisso assumido em qualificar os serviços na área da assistência social, que começa com bons profissionais e estrutura física adequada ”, relata Francis. Ele ainda informou, que pretende inaugurar mais um Centro de Referência até o final do ano. “ As comunidades que residem após o cruzamento da Avenida São Luiz, região sul do município, em breve terão a sua disposição um CRAS para diminuir o deslocamento e centralizar o atendimento próximo de suas comunidades”, relata.
Já o Secretário de Ação Social, Cláudio Henrique Donatoni, avalia que o CRAS é fundamental para a política de assistência social e um grande instrumento de defesa de direitos da comunidade. “Funciona como uma porta de entrada da população para todos os benefícios, e também verifica outras necessidades dessas famílias de alta vulnerabilidade social”, discorre Cláudio Henrique. O secretário ainda cita que a intervenção social e a execução de projetos vinculados às políticas públicas são determinantes para o resgate da cidadania. “ E por isso contamos com o apoio do prefeito e de uma equipe de profissionais abnegados e competentes”, finaliza.