Cerca de 300 funcionários do frigorífico Minerva Foods, no município de Mirassol d’Oeste (MT), a 329 quilômetros de Cuiabá, procuraram nesta semana a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) em Cáceres, a 80 quilômetros de Mirassol, para dar entrada no pedido de seguro-desemprego. A funcionária do Ministério do Trabalho na superintendência em Cáceres, Maria Alice Campos Mensch, falou sobre a movimentação gerada devido ao grande volume de demissões.
“Com a nova legislação, nem todos terão direito [ao seguro-desemprego], mas a partir do momento que lançamos no sistema, o próprio sistema nos informa se ele tem ou não quantidade de meses necessários para o recebimento do seguro”, afirma.
A Minerva Foods enviou resposta ao Agrodebate confirmando que fez demissões, mas não informou o número exato de trabalhadores demitidos. A empresa afirmou que não há a intenção de paralisar as atividades da planta e que as demissões fazem parte de um ajuste.Um dos funcionários demitidos pelo frigorífico de Mirassol d’Oeste, Júlio do Espírito Santo, contou que no dia da dispensa, trabalhou desde a manhã até as 20h normalmente e foi chamado no departamento de recursos humanos, onde recebeu a notícia da demissão. Ele tem 31 anos e trabalhou por mais de dois anos no setor de abate de bovinos da empresa.
A assessoria da empresa esclareceu que “o desligamento de um grupo de funcionários na planta de Mirassol d´Oeste ocorreu em razão do processo de integração das plantas adquiridas da BRF e está alinhado ao plano de ações da companhia para gerar maior eficiência operacional e aumento de produtividade”. A aquisição desta planta foi feita pelo Minerva em 2013.