Vamos iniciar respondendo a pergunta básica que todos fazem. O que é o Reiki? De forma simples podemos responder que é um método natural de cura através das mãos. Em japonês, rei significa “energia cósmica que flui por todo o Universo", e ki, é a "energia vital do ser humano". A técnica consiste em colocar as mãos em partes especificas do corpo como; cabeça, abdômen, pulmões, rins, joelhos, costas e pés, e a pessoa que recebe Reiki absorve a energia que necessita, de forma natural, sem qualquer prejuízo ao terapeuta, que fica de 3 a 5 minutos em cada posição. As sessões duram de 40min há uma hora.
Como surgiu? O Reiki foi redescoberto no final do século XIX, no Japão por Mikao Usui, que era de família de Samurais e muito estudioso, queria sempre saber sobre a cura com as mãos. Encontrou em um mosteiro no Japão alguns manuscritos em Sânscrito os quais traduziu, por um período de sete anos, depois passou por um grande período de meditação em que se conectou com a essência do Reiki e com sua paz interior. Depois disso começou a utilizar a técnica e expandi-la por vários locais. Entre os alunos de Usui que mais se destacaram foi o senhor Chujiro Hayashi, era médico aposentado da marinha, abriu uma clínica no Japão e ministrava seminários. E senhora Takata, que levou o Reiki do Japão para Havaí e Estados Unidos e assim Reiki chegou ao Brasil em 1980 e ao Mato Grosso em 1993 quando fiz o meu primeiro curso com o alemão Upanishad K. Kessler. Chegando ao Mestrado de Reiki em 1997 com Vishisnudas, e mais tarde Reiki Karuna com Marcelo Dhyana e Reiki Cura quântica com Rodrigo Romo.
Benefícios: quem recebe o Reiki recebe energia, assim o corpo se recupera mais rápido, ficando com mais energia, menos o cansaço físico e o agito mental. Sente mais ânimo para fazer suas tarefas diárias com mais serenidade, paz interior e alegria de viver. Reiki também alivia a insônia, melhora o sistema imunológico, diminui a ansiedade entre outros. Depois do curso sentem mais autoconfiança e melhora autoestima.
Reiki é considerado terapia? O Reiki é classificado como terapia complementar e considerado pela organização mundial da saúde como uma das técnicas que mais auxiliam pessoas no mundo. Através da portaria nº 971 de 3 de maio de 2006. O Ministério da saúde Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. E o Reiki agora também é reconhecido como profissão no Ministério do trabalho. Foi enquadrado dentro das atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, recebendo o código 8690-9/01 da CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) no IBGE. O terapeuta poderá providenciar seu Alvará de Licença e Funcionamento para garantia de seu pleno exercício profissional.
Mãos e religião por se tratar de uma técnica que se utiliza as mãos e energia, algumas pessoas associam com religião, mas não tem nenhum dogma ou ligação religiosa, por isso qualquer pessoa, de qualquer religião pode receber sessão de Reiki, e fazer o curso, já tive alunos de varias religiões.
Contraindicação? O Reiki não possui contraindicação, age direto na causa dos problemas nas células. Ele é, portanto, complementar a toda a forma de medicina. Crianças a idosos todos podem receber sessões e aprender a técnica. Alguns hospitais de Portugal, Estados Unidos e Espanha mantem profissionais de Reiki, quase sempre enfermeiros, atendendo. No Brasil isso está iniciando.
Marisa Raber
Reiki Master
Sobre Marisa Raber,
Reiki Master que ministra cursos em Cáceres desde 1998,
tendo sua formação com os profissionais mais qualificados do Brasil.
Site: www.marisaraber.com.br
https://www.facebook.com/ReikiToqueTerapeutico?ref=hl