A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza entre os dias 26 e 29 de maio o 4º Seminário Internacional e Seminário do Grupo de Pesquisa “Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade” com o tema: “Negociações, tensões, conflitos e integração nas fronteiras do espaço central da América do Sul”. Os interessados podem se inscrever no curso de História no campus de Cáceres até o dia 26 de maio.
O evento servirá de espaço para socialização e divulgação dos trabalhos de pesquisa e reflexões dos integrantes no grupo de pesquisa sobre Fronteira Oeste, promovendo uma interlocução sobre a temática com pesquisadores de diferentes instituições tanto brasileiras como estrangeiras.
Entre os pesquisadores e historiadores convidados para debater a temática estão profissionais de universidades brasileiras como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e do Arquivo Público de Mato Grosso. Também estarão presentes pesquisadores estrangeiros como Mercedes Avellaneda da Universidade de Buenos Aires, Laetitia Perrier Bruslé do Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento da França e Ana Maria Lema Garret da Universidade Autonoma René Moreno (Bolívia), além dos professores da Unemat.
A abertura do evento será no dia 26 de maio, às 19 horas no auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária em Cáceres, com a conferência: “A escravidão indígena nos séculos XVII e XVIII em relação à região do Paraguai e de Chiquitos no oriente Boliviano, que será ministrada pela professora Mercedes Avellaneda, de Buenos Aires.
As conferências ocorrerão no período noturno no auditório Edival dos Reis, e durante o dia, serão realizadas reuniões de trabalho do grupo de pesquisa e mesas redondas no miniauditório do campus Jane Vanini.
O valor das inscrições é de R$ 10,00 para alunos de graduação e de pós-graduação e R$ 20,00 para os profissionais de História ou de outras áreas. O evento tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Unemat.