A direção da Universidade do Estado de Mato Grosso e a Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) se reuniram na manhã desta terça-feira (09) para discutir os desdobramentos do movimento grevista. O encontro contou ainda com representantes dos acadêmicos que juntamente com os professores foram recebidos na Sede Administrativa da Unemat pela reitora Ana Di Renzo, vice-reitor Ariel Lopes Torres e diversos pró-reitores.
No encontro a instituição e os professores estabeleceram que vão solicitar uma audiência com o governador Pedro Taques, a fim de garantir a data base dos vencimentos dos servidores estaduais e ainda cobrar maior atenção e reconhecimento para a Universidade, além de assegurar a plena autonomia para a instituição, principalmente no que diz respeito a nomeações, concursos, orçamento, entre outros.
Além da preocupação em garantir a data base em 1º de maio, os professores e a Reitoria querem assegurar a autonomia da universidade. “Nós já avançamos bastante no que diz respeito a autonomia universitária, mas esse é um exercício diário e que nós vamos continuar fazendo”, assegurou a reitora Ana Di Renzo.
Outra preocupação da direção da universidade é com relação ao calendário acadêmico. Durante o encontro ficou acertado que assim que os docentes deliberarem sobre a continuidade ou não do movimento grevista, uma equipe mista formada por professores e equipe técnica elaborará um novo calendário acadêmico a fim de garantir os dias letivos para os acadêmicos.
“Nós da Universidade estamos sempre dispostos a dialogar e encontrar sempre o melhor caminho e alternativas para a nossa instituição. Nós todos queremos uma Unemat melhor e da parte da reitoria as portas e as informações estarão sempre abertas”, afirmou a reitora Ana Di Renzo.