Pescador fisga pintado de 20 anos no rio Paraguai
Por G1 MT
07/06/2015 - 13:19
Foto: Viviane Ribeiro da Silva/ Arquivo pessoal
Pescador e piloto de barco, Lúcio Luiz da Silva Ribeiro pegou o maior peixe da vida dele: um pintado de 36 quilos e 1,57 metro de comprimento. Ele demorou cerca de duas horas para conseguir tirar o animal da água, no Rio Paraguai, no município de
Porto Estrela, a 198 km de Cuiabá. A surpresa veio na última terça-feira (2) depois dele ter capturado dois pequenos peixes de menos de 30 centímetros.
Por pouco, ele e os amigos não obtiveram sucesso na pescaria. "A gente estava na corredeira pescando. Tínhamos pego apenas um pintado e um dourado pequeno em duas horas de pescaria. Já estávamos quase desistindo da pescaria”, relata.
Lúcio conta que ficou cansado depois de tirar o peixe com a ajuda de um amigo. “Tive que trabalhar muito. Foram quase duras tentando. Ele corre muito e tive que ficar dando linha para que ela não quebrasse. No final, saímos cansados”, afirmou rindo.Lúcio confidenciou que as pessoas se surpreenderam com o tamanho do animal. “Faz muito tempo que não vemos um [peixe] desse tamanho. O pessoal até assustou quando viu”, confessou.
O peixe está em um freezer na pousada onde trabalha. “Pretendo fazer uma divulgação da pousada a partir dele”, afirmou. Ele não pretende vender o pintado.
Lúcio mora em Porto Estrela há quase 25 anos. É piloteiro em uma pousada no município e começou a pescar de maneira mais contínua quando chegou na cidade. “Sempre pesquei, mas trabalhava em outras áreas. Quando me mudei para cá, o 'negócio' ficou profissional”, comentou. Sobre os benefícios da pescaria, ele diz que relaxa e ajuda a refrescar a cabeça.
A primeira pessoa para quem Lúcio contou sobre o 'megapeixe' foi o empresário Orlando Cardoso Chaves. “Estava na minha fazenda, quando ele [Lúcio] me ligou e disse: 'rapaz, peguei um peixe do seu tamanho'”, contou. O empresário disse que assim que recebeu, pelo celular, a foto do peixe, já pediu para a mulher espalhar a história.
De acordo com o biólogo Francisco de Arruda Machado, o peixe pescado por Lúcio 'é para lá de especial'. O professor explicou que a espécie pode chegar até a 80 kg, mas, que por causa do crescimento no número de pescadores, os peixes estão sendo capturados ainda jovens não chegando a esse tamanho e peso.
“Atualmente, é maravilhoso pegar um peixe desse tamanho, afirma. Sobre a idade do animal, Francisco afirmou que esse "já é bem velho”. O biólogo ressaltou, porém, que sem um exame mais detalhado é impossível saber exatamente a idade do animal, que tem a perspectiva de vida de mais de 20 anos, segundo ele.