O Grupo Juba lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (2), o projeto Plante uma árvore e colha a vida. O evento aconteceu no prédio corporativo do Juba , na Avenida São Luiz, e contou com a presença de diretores e representantes das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Na presença do Diretor Administrativo das Empresas Juba, Mirko Ribeiro, do Professor Artur Chaves do IFMT, e das biólogas da prefeitura Noide Marques Diniz e Adriana Novaes Zuchini, os presentes puderam conhecer os detalhes e parceiros do Projeto.
Segundo Mirko, a atividade ecológica consiste em um ciclo de ações que visam estimular a participação coletiva da população estudantil de Cáceres com a natureza, plantando árvores nativas e frutíferas na semana do meio ambiente em diversos pontos da cidade de Cáceres e nos municípios onde o Juba tem lojas. O projeto “Projeto Plante uma árvore e colha vida!” conta com a parceria do IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso e Prefeitura de Cáceres, constituindo assim em um instrumento educador, espalhando e multiplicando o respeito da vida ao planeta, contribuindo para o equilíbrio da natureza.
O Diretor, contou que foram adquiridas 3.000 mudas de árvores frutíferas e nativas, com destaque para o Ipê Rosa, Pata de Vaca, Nin, Copaíba, Tamarindo e Goiaba. Mirko ainda informou aos participantes que a distribuição das mudas, servirá para, além do paisagismo, em algumas ruas, praças e unidades de ensino, contribuir na melhoria da qualidade de vida dos moradores desses locais que serão atendidos, e para ações educativas nas escolas beneficiadas com o projeto.
Das parcerias, o Instituto Federal vai dar apoio técnico no plantio das árvores e na própria reunião já definiu um cronograma. Já a prefeitura entra no incremento das atividades pedagógicas de meio ambiente e no apoio pedagógico das escolas municipais.
A diretora do Instituto Educacional de Cáceres Flávia França, parabenizou a iniciativa, “ O Grupo Juba está de parabéns pela grandeza do projeto e pela preocupação com as causas sociais”, reconhece Flávia. Já Professor Artur do IFMT, colocou a disposição das ações, técnicos do curso de engenharia florestal para instruções às escolas que receberam as mudas.
O Coordenador de Relações Humanas do Grupo Juba, Agnaldo do Carmo apresentou números e projetos ambientais e sociais desenvolvidos pelas lojas Juba.
No final todos os presentes no lançamento foram conhecer as instalações do prédio e se dirigiram ao depósito para receber suas mudas. A professora Maria Francisca de Oliveira, diretora da Escola Municipal Buscando o Saber, ao retirar diversas mudas de árvores nativas e frutíferas, enalteceu a iniciativa. “É bom vermos uma empresa privada com tamanha consciência ambiental, indo ao encontro das escolas e da população. Estão de parabéns pela iniciativa”, ressalta Francisca.
Os clientes das lojas Juba, ao efetuarem suas compras, também receberão mudas no dia do meio ambiente, sexta-feira (05).