Atendendo demanda de diversas instituições como o Ministério Público Estadual, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cáceres - COMDER, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Cáceres e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso - SINDILAT, a Vigilância Sanitária de Cáceres deu início a uma série de ações que visam coibir a comercialização de leite e derivados sem inspeção sanitária em nosso município.
Conforme informa o Chefe da Fiscalização da Vigilância Sanitária de Cáceres, médico veterinário Alexsander Leandro Marques, as ações estão ocorrendo em duas frentes: Impedir a produção ou industrialização de leite e derivados em estabelecimentos irregulares e coibir comercialização dos produtos irregulares no comércio local.
Na primeira frente, 4 laticínios clandestinos serão interditados, sendo que a primeira interdição ocorreu na semana passada, em um estabelecimento que funcionava de forma irregular no distrito do Caramujo. Outras interdições estão previstas para ocorrer ainda esta semana. Conforme explica o veterinário da vigilância, numa ação integrada, uma lista de laticínios irregulares foi encaminhada a Vigilância Sanitária pela Secretaria Municipal de Agricultura de Cáceres, a qual informou também que os estabelecimentos listados já haviam sido objeto de interdição pela própria Secretaria Municipal de Agricultura em janeiro deste ano, e que portanto, estariam em franca desobediência a essa determinação.
Já na segunda frente, estabelecimentos como mercados, mercearias, padarias, distribuidoras e similares estão sendo notificados para o cumprimento da legislação sanitária que prevê a obrigatoriedade da comercialização de produtos com registro em órgãos de inspeção sanitária (SIF, SISE ou SIM). Estabelecimentos que persistem e descumprir a lei estão sendo autuados, multados e tendo os produtos irregulares apreendidos. A recorrência nessa mesma infração poderá culminar com a interdição do estabelecimento comercial, afirma o médico veterinário.