Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Fiscais do INMETRO inspecionam réguas de medição do FIPe‏
Por Por Ascom/EsdrasCrepaldi
01/06/2015 - 22:19

Foto: assessoria

Os agentes fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Valmir Budtinger  e Djalma de Jesus Ferreira Júnior, estiveram na tarde desta segunda-feira,  (01), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo para realizar a fiscalização em instrumentos de medidas, especificamente  nas réguas de medição de peixes que serão usadas durante as provas de pesca de barranco e embarcadas  do 34° FIPe. A ação tem como objetivo, garantir a qualidade e a exatidão das medidas dos peixes que forem fisgados nas competições de Pesca.

Valmir, explica que foram aferidas 25 réguas , de zero a 100cm,  numeradas de 01 a 25, que levam um lacre patrimoniado do INMETRO. “ Por ser  uma competição onde as medidas é que definem os vencedores, esta fiscalização é necessária para a credibilidade do evento e a autenticação dos instrumentos”, explica Budtinger.

O Coordenador de Arbitragem do 34° FIPe, Claudionor Duarte,  conta que as réguas serão utilizadas pela comissão de arbitragem e  que ficarão instaladas  na Praia do Daveron, na pesca  infanto-juvenil e em barcos no Rio Paraguai para  atender os competidores. “ Em cada equipe tem um apontador,  ele é responsável pelo registro dos peixes pescados e por um medidor que deve conferir o tamanho do peixe para a pontuação de cada equipe”, anota Claudionor .

Ele ainda ilustra que as  réguas da competição possuem um metro de comprimento (100 cm), e que , se por ventura forem  fisgados peixes maiores que as réguas,  os pescados serão medidos por uma trena, em poder de cada árbitro. No entanto,  o coordenador  informa que há mais de 10 anos não se tem registro de peixes capturados com mais de um metro, medida máxima das réguas.

 

 

Carregando comentarios...

Variedades

Para uma festa inesquecível

01/06/2015 - 21:24
Utilidade Pública

Escala Médica do PAM para o mês de junho

01/06/2015 - 13:56