Os agentes fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Valmir Budtinger e Djalma de Jesus Ferreira Júnior, estiveram na tarde desta segunda-feira, (01), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo para realizar a fiscalização em instrumentos de medidas, especificamente nas réguas de medição de peixes que serão usadas durante as provas de pesca de barranco e embarcadas do 34° FIPe. A ação tem como objetivo, garantir a qualidade e a exatidão das medidas dos peixes que forem fisgados nas competições de Pesca.
Valmir, explica que foram aferidas 25 réguas , de zero a 100cm, numeradas de 01 a 25, que levam um lacre patrimoniado do INMETRO. “ Por ser uma competição onde as medidas é que definem os vencedores, esta fiscalização é necessária para a credibilidade do evento e a autenticação dos instrumentos”, explica Budtinger.
O Coordenador de Arbitragem do 34° FIPe, Claudionor Duarte, conta que as réguas serão utilizadas pela comissão de arbitragem e que ficarão instaladas na Praia do Daveron, na pesca infanto-juvenil e em barcos no Rio Paraguai para atender os competidores. “ Em cada equipe tem um apontador, ele é responsável pelo registro dos peixes pescados e por um medidor que deve conferir o tamanho do peixe para a pontuação de cada equipe”, anota Claudionor .
Ele ainda ilustra que as réguas da competição possuem um metro de comprimento (100 cm), e que , se por ventura forem fisgados peixes maiores que as réguas, os pescados serão medidos por uma trena, em poder de cada árbitro. No entanto, o coordenador informa que há mais de 10 anos não se tem registro de peixes capturados com mais de um metro, medida máxima das réguas.