A prefeita em exercício em Cáceres, Eliene Liberato Dias, disponibilizou um funcionário de cada secretaria para fazer a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
Eliene explica que desde 1989, não pode mais ter lixão e que em 2013, Cáceres saiu na frente de várias cidades, criando a sua própria lei de resíduos sólidos, optando pela gestão integrada que transforma o resíduo em fonte de renda, trabalhando com os três eixos que são gestão pública, educação ambiental e economia solidária.
A prefeita afirma que esse é um trabalho de parcerias. Segundo ela, o prefeito(licenciado) Francis Maris recebeu todo o apoio da Secretária de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo, Unemat, Escola Rodrigues Fontes, Codema, Vigilância Sanitária do Estado, Ministério Público, Centro de Formação Atualização dos Profissionais da Educação e outros, que fazem parte do Programa Cáceres Recicla. “Sem essa parceria não teríamos já conseguindo o êxito de hoje. ”-disse ela.
O professor Clóvis Wailant, um dos envolvidos no projeto e que está orientando os funcionários , explicou que eles vão elaborar o plano de gerenciamento de resíduo da instituição, que é uma empresa grande geradora de resíduos e, em um próximo momento, vão capacitar os seus colegas de trabalho. Para Wailant, é necessário mudar o paradigma em relação ao lixo e usar isso durante toda vida. “Para que a informação se converta em conhecimento é necessário haver assimilação, reflexão e ação.”-diz.
”De hoje em diante, nós funcionários municipais, vamos dar exemplo, aprendendo a cuidar do nosso lixo e evitando tudo que possa agredir o meio ambiente. Adquirir novos hábitos é uma tarefa árdua, mas estamos unidos e nos esforçando. ” –frisa a prefeita em exercício.