O Conselho Estadual de Pesca, dentro da estrutura da Sema, já estabeleceu o próximo período da Piracema, época de desova dos peixes. Começa em 5 de novembro e se estende até 29 de fevereiro.
Serão 3 meses de fase proibitiva de pesca, inclusive da modalidade pesque e solte, nas bacias hidrográficas dos rios Araguaia-Tocantins.
Só vai estar liberada a chamada pesca de subsistência e desembarcada na bacia do rio Araguaia, aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
A cota diária é de três quilos ou um exemplar de qualquer peso, por pescador para fins de subsistência. Ficará proibido também o transporte e a comercialização do pescado oriundo da pesca de subsistência.
Até 8 de novembro, a pessoa pode declarar ao órgão ambiental estadual os estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, sejam de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, sejam nos restaurantes, hotéis e similares.