Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Reforma da Praça Barão do Rio Branco: prefeito explica demora
Por assessoria com Diário de Cáceres
11/11/2015 - 10:49

Foto: divulgação

A falta de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal /Ministério do Turismo e a chegada do período chuvoso causaram o atraso da obra de reforma da Praça Barão do Rio Branco.

A gerente municipal de Convênio e Contratos da Prefeitura,Sueli Maria de Oliveira, explica que quando a atual gestão assumiu a Prefeitura Municipal de Cáceres, o projeto de reforma da Praça Barão estava paralisado.” Houve então a necessidade de fazer um novo projeto que contemplasse iluminação, paisagismo, bancos de época que acompanhem o designer do centro histórico, troca do calçamento com paver colorido. ”

Sueli ainda salienta como funciona a liberação de recursos dederais e quais as obrigações das prefeituras: ”para liberação dos recursos federais, a Prefeitura inicia a obra, envia o boletim de serviços executados e então espera o repasse da União. A Prefeitura também tem que arcar com a contrapartida, que é uma parte que pagamos da obra com recursos próprios. ”

O valor total da obra da praça é de 606 mil reais, o repasse da União é 420 mil e de contrapartida a Prefeitura já arcou com o valor de 56 mil, mais um aditivo para melhorar o projeto no valor de 130 mil.

O prefeito Francis Maris Cruz afirmou qu sua decisão de ter dado início a obra em um período de crise política e financeira do Brasil tem um motivo sólido. “Se a Prefeitura não desse início a essa obra, perderíamos esse recurso, pois veio um comunicado do governo federal, sobre um decreto informando que cancelaria as obras que não tivessem sido iniciadas, além de sermos obrigados a devolver para União os recursos com correção monetária. ”

O prefeito ainda salientou que a Prefeitura cumpriu com o seu papel, iniciou a obra, pagou 100% da contrapartida. “Agora estamos fazendo gestão junto ao Governo Federal, aos parlamentares, para que a União repasse o recurso. ” Mesmo com todos os entraves burocráticos, Francis considera que a praça, quando pronta, será um cartão postal. “Cáceres merece”-disse ele.

 

 

Carregando comentarios...

Cidades

'Pato Bravo' será leiloado dia 10

07/11/2015 - 15:27
Meio Ambiente

Piracema:sem peixe e sem dinheiro

07/11/2015 - 15:04
Artigos

É possível?

07/11/2015 - 14:55
Artigos

Novembro Azul 2015

07/11/2015 - 14:53