Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pontes e Lacerda:Polícia finaliza desocupação de garimpo
Por Rosivaldo Ribeiro/Diário de Cuiabá
19/01/2016 - 13:36

Foto: web

O sonho da tal nova Serra Pelada acabou definitivamente, informou a Polícia Militar situada na região da Serra da Borda, próximo a Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (18). Agora, o destino da área que atraiu milhares de pessoas durante pelo menos seis meses será decidido pelo Ministério da Justiça, que deve enviar tropas da Força Nacional para cuidar de manter a área desocupada. 

A comissão de garimpeiros conseguiu fazer cumprir, assim, o acordado com a PM e o Ministério Público, de promover uma desocupação total apartada de qualquer tipo de violência ou resistência física. “O garimpo está totalmente esvaziado. A polícia só acompanhou a saída. Eles foram embora pacificamente da área, sem nenhum tipo de conflito, sem tumulto ou resistência”, informou um soldado-PM que participou da operação, mas pediu para não ser identificado. 

Tudo que restou na área foram uns poucos equipamentos, cuja previsão de retirada ainda é esta terça-feira (19), menos de um mês após a ordem federal de desocupação total da área de extração, emitido no dia 26 de dezembro de 2015, e antes, portanto, do prazo para que um plano federal e estadual fosse criado, e quase quatro meses após a segunda desocupação, começada dia 12 de outubro passado. 

A desocupação que está em fase final deve ser o último capítulo de uma história curta, mas intensa; iniciada quando desocupados com perfis em mídias sociais digitais como Facebook e WhatsApp resolveram forjar fotos de grandes quantidades de ouro sendo retiradas da Serra da Borda, rapidamente apelidada de “Nova Serra Pelada” e que, com mais velocidade ainda, tornou-se destino certo de milhares de pessoas (sete mil, no auge do garimpo) vindas de todos os cantos do país à procura do metal amarelo cujo brilho cega muitos há milênios.

Carregando comentarios...

Educação

Fapan informa sobre bolsas do Prouni

19/01/2016 - 10:39
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/01/2016 - 11:19
Artigos

Mudanças positivas

18/01/2016 - 11:10