A vigilância da “Serra da Borda”, em Pontes e Lacerda (480 km de Cuiabá), que vinha sendo explorada ilegalmente por milhares de garimpeiros, já está sob a responsabilidade de homens do Exército e da Força Nacional, do Governo Federal.
Ao meio-dia desta quarta-feira (20), o comandante do 12º CR da Polícia Militar, coronel Alberto Neves, deu por encerrada a “Operação Serra da Borda II” e oficializou a transferência em um ato simbólico que reuniu as forças policiais empregadas na desocupação e as que assumiram a tarefa de prevenir novas ocupações.
De acordo com o coronel Alberto, grande parte do reforço policial deslocado para Pontes e Lacerda para atuar na desintrusão do garimpo está retornando para suas unidades de origem, em Cuiabá e outras cidades do Estado.
Um grupo permanecerá na cidade de Pontes e Lacerda, reforçando o policiamento na área urbana para garantia da ordem pública.
O comandante do 12º CR agradeceu ao empenho dos policiais em mais uma operação de retomara da área do garimpo ilegal.
Em 10 de novembro, ocorreu a primeira com o uso das forças federal e estadual, com o cumprimento de mandados de prisão expedidos nos inquéritos, envolvendo práticas delitivas no garimpo.
Mas, ainda assim, muitos garimpeiros passaram por cima e retomaram a exploração na área, acreditando que encontrariam grandes quantidades de ouro.
Nessa segunda versão, a “Serra da Borda II” mobilizou cerca de 400 policiais entre militares, civis, agentes da PF e patrulheiros da PRF, mais de 50 viaturas por terra e uma equipe aérea com helicóptero do Ciopaer. (Com Assessoria/PM-MT)