Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Taques: pagamentos serão feitos no último dia útil de cada mês
Por Midianews
20/01/2016 - 14:39

Foto: arquivo

O governador Pedro Taques (PSDB) garantiu, na manhã desta terça-feira (19), ao Fórum Sindical, em reunião no Palácio Paiaguás, a manutenção do pagamento da folha salarial no último dia de cada mês.

 

A não alteração da data foi uma das reinvindicações dos servidores do funcionalismo público.

 

Durante a reunião, o governador disse, entretanto, que poderá discutir mês a mês com o sindicato as condições do caixa do Estado para manter ou alterar a data de pagamento.

 

Segundo Taques, o objetivo é não atrasar o pagamento da folha.

 “Se nós percebemos que não tem receita, vamos chamar o Fórum e discutir uma alteração na data de pagamento. Isso porque nós não queremos atrasos nos salários”, disse o governador durante a reunião, segundo informou uma fonte do Fórum Sindical.

 

Ainda durante a reunião, o governador anunciou uma série de medidas para aumentar o fluxo de caixa do Estado.

 

Segundo ele, serão cinco pilares para que isso ocorra:

 

O primeiro será o fortalecimento das ações do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), de modo a recuperar dinheiro dos maiores devedores do Estado.

 

O segundo pilar, segundo Taques, será o fortalecimento do Mutirão Fiscal, com um novo já marcado para o primeiro trimestre de 2016.

O terceiro será o fortalecimento da Procuradoria Geral do Estado, visando o aprimoramento da cobrança da dívida ativa.

 

O quarto será um levantamento dos ativos parados do Estado, de modo que o Executivo possa vender, por exemplo, propriedades que estejam paradas.

 

Por fim, estão os depósitos judiciais, que conforme MidiaNewsdivulgou beiram R$ 1,7 bilhão. O governador está em conversa com o Tribunal de Justiça de modo a ter acesso a parte desses valores (Leia mais AQUI).

 

“Com essas medidas, vamos poder viver mês a mês e saber qual será nosso caixa. Não vamos antecipar o sofrimento. Cada dia com sua agonia”, disse Taques durante o encontro.

 

Ainda entre as pautas de discussões, o 13º salário também não sofrerá mudanças. Com isso, o benefício será pago no mês de aniversário dos servidores.

 

Já a reposição inflacionária salarial (Revisão Geral Anual) deste ano ficará para ser discutida em outra reunião a ser agendada.

 

Sem greve

O servidor do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Max Campos, presente na reunião, afirmou que a mudança poderia ocasionar a greve dos servidores.

 

"Qualquer alteração será um considerado um retrocesso. Poderá incorrer em abrir precedentes para outras medidas mais ácidas em detrimento do servidor público", disse.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde e Meio Ambiente (Sisma), Oscarlino Alves, um manifesto marcado para o dia 25, que poderia resultar em greve geral, deverá ser rediscutido.

 

 

“O assunto será definido em uma reunião com presidentes do Fórum hoje. Depois, será levado para assembleias em cada sindicato. Mas provavelmente não deve ter mais essa manifestação”, afirmou.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Piracema está mantida em MT

20/01/2016 - 12:02
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,20

20/01/2016 - 09:33
Educação

Fapan informa sobre bolsas do Prouni

19/01/2016 - 10:39