Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputado Wancley lança livro digital para ajudar no combate ao Aedes aegypti
Por Eduardo Cardoso/assessoria
20/01/2016 - 10:16

Foto: divulgação

Além do material informativo, o parlamentar indicou ao Governo medidas de  controle e prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti

 

Para auxiliar na redução dos criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o deputado Wancley Carvalho (PV) lançou um livro digital que traz informações para combater o mosquito. O material é disponibilizado gratuitamente no site do parlamentar. Para baixar, clique aqui. Além disso, Wancley indicou ao Governo medidas de controle e prevenção à proliferação do inseto.

A ação foi motivada pelo crescente número de casos de microcefalia, que é a malformação cefálica em bebês. Diante da situação, o deputado viu a necessidade de alertar a população, e contribuir com a difusão de informações. De acordo com especialistas, crianças que nascem com o cérebro menor que o esperado, têm o desenvolvimento comprometido em 90% dos casos.

Segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), os casos de microcefalia suspeitos de ligação com o zika vírus aumentaram em todo o país, e em Mato Grosso foi registrado crescimento de 70%. No total, o estado tem 129 casos suspeitos notificados em 14 municípios. "A situação é muito preocupante, não podemos perder essa guerra para o mosquito. É preciso agir. E a melhor forma é cada um fazendo sua parte", pontuou Wancley.

Para intensificar o combate, em dezembro, o parlamentar teve indicação aprovada na Assembleia Legislativa (ALMT), que pediu que o Governo do Estado adotasse medidas emergenciais para conter a reprodução do mosquito.

A solicitação foi atendida nesta semana. No último dia 15, o governador, Pedro Taques (PSDB), publicou no Diário Oficial do Estado a criação do Comitê Interinstitucional de Mobilização e Combate ao mosquito, encabeçado pela secretária da Saúde, junto com outras cinco secretárias além da Casa Civil e Gabinete de Comunicação.

Repet - Por meio de um projeto que reutiliza garrafas pets vazias para transformá-las em móveis para casas, escritórios e escolas, o deputado Wancley contribui com a redução da quantidade de lixo, que contamina o meio ambiente. Além da agressão ambiental, as garrafas, se descartadas de forma incorreta, acumulam água e criam condições ideais para a reprodução do mosquito.

E-book - O material é online, mas também pode ser impresso e utilizado de várias maneiras. O conteúdo é ilustrado e traz informações sobre a evolução do mosquito transmissor no país, além explicar sobre as doenças transmitidas e seus respectivos tratamentos e prevenção necessária. "Não podermos, em hipótese alguma, deixar água acumulada. É lá que os mosquitos se reproduzem". afirmou o deputado.

O livro digital traz também orientações sobre o uso correto de repelentes para manter o mosquito longe. O material sugere a preparação de um produto caseiro, que além de barato é excelente.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,20

20/01/2016 - 09:33
Educação

Fapan informa sobre bolsas do Prouni

19/01/2016 - 10:39
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/01/2016 - 11:19
Artigos

Mudanças positivas

18/01/2016 - 11:10