Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura faz mutirão contra a dengue e quantidade de lixo retirado preocupa
Por Esdras Crepaldi/assessoria
26/01/2016 - 12:31

Foto: ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde, deu sequência no sábado,23, ao mutirão de limpeza contra a Dengue. Os setores  atendido desta vez, foram o três que encampam os bairros Maracanãnzinho ,São Jorge , Boa Esperança , Santos Dumont , Bandeirantes, Lavapés,  Guanabara, São José, DNER, Espírito Santo, Poupex, Jardim Santa Isabel,  Jardim do Trevo  e Tia Aída.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, pela quantidade de bairros, residências e entulhos rejeitados pelos moradores, o  mesmo setor receberá  a continuidade dos serviços e da coleta do lixo neste próximo sábado (31).

A retirada dos resíduos é mais uma estratégia de prevenção à proliferação do mosquito “aedes aegypti”, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Para o Prefeito Francis Maris  Cruz,   todos os moradores destes bairros, indistintamente devem estar conscientes em  aderir ao mutirão e depositar  nas calçadas e locais determinados pela Vigilância Sanitária, todo resíduo ou entulho que possa acondicionar água.  “As ações de conscientização são um passo importante para alcançarmos o objetivo, de se não conseguirmos erradicar por hora, diminuirmos sensivelmente a reprodução do mosquito, para que isso ocorra, precisamos  contar com os moradores fazendo sua parte, pois, a quase  totalidade dos focos estão instalados em áreas privadas. A conscientização é o nosso principal aliado nesta luta”, destaca Francis.

O secretário Roger Rodrigues, comenta que a coisa é tão séria, que no penúltimo mutirão foram retiradas  aproximadamente cerca de 20 toneladas de lixo, nos bairros Jardim Aeroporto, Jardim Solução, Cohab Nova, Jardim Padre Paulo, Betel, Vista Alegre, Vila Irene e Cavalhada I. “É uma quantidade assustadora. A comunidade deve estar atenta que ela pode transformar  seu quintal em  criadouro  de mosquito. 85% dos locais de depósitos e ovos, larvas e do mosquito, estão em imóveis particulares. Cada um precisa  estar ciente da sua responsabilidade e fazer sua parte”, adverte Roger.

Ele ainda orienta, que mesmo antes dos mutirões acontecer,  os agentes de endemias estão passando de casa em casa, onde estão a maioria dos criadouros, orientando,   eliminando focos, instruindo, e avisando os moradores que os caminhões caçambas estarão recolhendo os resíduos do mutirão,  no  mesmo dia de sua realização, no próximo sábado.

Carregando comentarios...

Artigos

Depressões momentâneas

26/01/2016 - 12:22
Artigos

Eu odeio o Whatsapp

26/01/2016 - 12:10
Educação

Máfia na rede social: diplomas por R$ 550

25/01/2016 - 12:14