Corpos dos brasileiros queimados seguem para Cuiabá
Por Diário de Cáceres
17/08/2012 - 08:00
Foto: El Deber
Acabaram de deixar o Instituto Médico Legal de Cáceres,às 7 horas da manhã desta sexta, 17 de agosto, onde chegaram por volta das 18 horas de ontem, os restos mortais dos dois brasileiros queimados vivos na noite de terça-feira em San Matias, na Bolívia, cidade que fica a 80 km de Cáceres. O técnico do IML Cássio Roberto Brandalise seguiu transportando os corpos para Cuiabá.
Os despojos estão em dois sacos de lona usados para este tipo de remoção e permaneceram dentro do “rabecão” durante toda a noite. Em Cuiabá.serão periciados e entregues aos familiares, ara sepultamento.
O que restou dos corpos foi trazido a Cáceres pelo técnico do IML local, que ontem conseguiu entrar em San Matias após a interferência do governo do Estado e do Itamaraty. Eles tiveram o apoio do Grupo Especial de Fronteira, o Gefron. Na quarta-feira, técnicos do IML já haviam feito a tentativa, mas não tiveram autorização nem para entrar no pais.
Os corpos estavam enterrados no cemitério de San Matias. A cidade -um vilarejo fronteiriço-tem 12 mil habitantes e apenas 10 policiais, não dispondo também de local apropriado para guardar corpos a espera de necrópsia. Os brasileiros tiveram que ser sepultados devido a alta temperatura.
Cássio desenterrou os corpos com a ajuda dos policiais do Gefron. Estavam em cova rasa (70 centímetros), envoltos em sacos azuis. Sobre a cova de indigentes, uma coroa de flores e copos com bebidas. O técnico informou que é um costume boliviano deixar a bebida sobre as covas.