As inscrições para o vestibular 2016/2 da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) devem começar nesta segunda-feira (28). São ofertadas 2.440 vagas em 12 municípios do estado, para matrícula no segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas via internet até o dia 5 de maio.
O valor da taxa é de R$ 100.
Podem pedir isenção da taxa os candidatos com renda familiar inferior a dois salários mínimos, doadores de sangue, ouprofissionais técnicos da Educação Superior da Unemat. Para esses casos, a solicitação deve ser protocolada entre os dias 28 e 31 de março.
Todos os cursos oferecidos destinam 40% das vagas para ampla concorrência e reservam 25% para o programa de cotas, que inclui candidatos negros ou pardos, e outras 35% a estudantes oriundos de escolas públicas.
O vestibular deverá ser realizado no dia 5 de junho e o resultado final será divulgado a partir do dia 21 de julho.
O período letivo terá início no dia 1º de agosto, com exceção do curso de Medicina, que deve começar no dia 8 de setembro.
As provas serão realizadas em todas as cidades onde a Unemat oferta vagas, além de Cuiabá, dentre as quais o candidato pode optar no ato da inscrição.
Fases
O vestibular 2016/2 compreende duas fases. A primeira tem quatro provas objetivas com questões sobre ciências da Natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias. Na segunda etapa é feita a prova de redação.
Cursos
São oferecidos 58 cursos regulares e dois na modalidade diferenciada. Confira abaixo a lista de cursos por município:
Alta Floresta - agronomia, ciências biológicas, direito e engenharia florestal;
Alto Araguaia - ciência da computação, jornalismo e letras;
Aripuanã - direito, matutino e noturno, na modalidade parceladas.
Barra do Bugres - arquitetura e urbanismo, ciência da computação, direito, engenharia de produção agroindustrial, engenharia de alimentos e matemática;
Cáceres - agronomia, ciência da computação, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, enfermagem, educação física, geografia, história, letras, matemática, medicina e pedagogia;
Diamantino - administração, direito, educação física e enfermagem;
Juara - administração e pedagogia;
Nova Mutum - administração, agronomia e ciências contábeis;
Nova Xavantina - agronomia, ciências biológicas, engenharia civil e turismo;
Pontes e Lacerda - direito, letras e zootecnia;
Sinop - administração, ciências contábeis, ciências econômicas, engenharia civil, engenharia elétrica, letras, matemática e pedagogia;
Tangará da Serra - administração (matutino e noturno), agronomia, ciências contábeis, ciências biológicas, enfermagem, engenharia civil e letras.