O "Liga da Saúde", que tem levado bem estar e melhora geral no quadro de saúde de mais de 60 idosos, chega a sua segunda edição. Eles participam ainda do Projeto VAT-Vida Ativa na 3ª Idade, este da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que tem a parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira Giane Akimoto Furtado, da equipe do PSF da Cohab Nova, explica que o Projeto "Liga da Saúde" atende a hipertensos, diabéticos e obesos. Desde 2012, eles fazem atividades físicas supervisionadas. O “Liga da Saúde”, como informa a médica Suzana Paz, é um projeto de intervenção que visa uma alimentação saudável, para a manutenção do organismo e para a prevenção de doenças. È dirigido a pacientes hipertensos, diabéticos e obesos, usuários da Estratégia de Saúde da Família do bairro Cohab Nova.
Ainda dentro do projeto, os participantes tem um encontro mensal, onde recebem informações e orientações, e se socializam.
Todo mês, eles são atendidos pela enfermagem do posto, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e pesagem, e a cada seis meses, passam por uma consulta médica.
Além desses projetos, o grupo tem orientação sobre alimentação saudável, repassadas semanalmente, quando eles aprenderam sobre como se alimentar de forma correta em cada caso específico, assim como a fazer pratos saudáveis.
O resultado desta segunda etapa foi apresentado na manhã desta sexta-feira, das 7 às 11 horas, no Clube de Cabos e Soldados, quando eles apresentaram os pratos que aprenderam, para degustação entre o grupo. "O 'Alimentação Saudável', além de dar orientações importantes sobre como se alimentar corretamente, incentiva os participantes a fazerem os pratos, o que pode se tornar uma atividade prazerosa e cotidiana, e ajudar muito na qualidade de vida de cada um"-explicou a enfermeira Giane.