O governador Pedro Taques e os chefes dos Executivos dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal se reunirão na próxima terça-feira (19), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, no Fórum de Governadores do Brasil Central.
O evento terá início às 14h30, com uma reunião privada entre os governadores. Às 15h, eles concederão entrevista coletiva à imprensa e, em seguida, participarão de uma reunião aberta.
Durante o encontro, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira; de Planejamento, Marco Marrafon, e o controlador-geral do Estado, Ciro Gonçalves apresentarão informações sobre o turismo na região do Brasil Central, experiências de sucesso em inovação e modelos para replicação em rede e as ferramentas de gestão de custos adotadas em Mato Grosso.
O diretor da Empresa de Planejamento e Logística, João Victor Domingues, falará sobre o planejamento de infraestrutura e logística e os potenciais do Brasil Central. O economista Raul Velloso apresentará uma proposta de desenvolvimento para o Brasil Central, frente ao atual cenário econômico brasileiro, e a representante do Banco Itaú BBA, Ana Inoue, ministrará palestra sobre desenvolvimento econômico e educação técnica profissional.
Às 19h, os governadores participarão de Assembleia Geral, na qual também estarão presentes os membros do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Na ocasião, deverão ser aprovados o modelo de governança, o planejamento estratégico e o orçamento para 2016 do consórcio.
Na segunda-feira (18), às 14h, haverá uma reunião entre secretários de Educação dos seis estados consorciados.
Consórcio Brasil Central
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central é formado pelos governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO), e Reinaldo Azambuja (MS).