Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Deputado Wancley agiliza instalação de aparelhos de ar condicionado em escola de Pontes e Lacerda
Por Eduardo Cardoso/assessoria
04/05/2016 - 08:49

Foto: arquivo

aparelhos foram comprados em 2014

Até o final dessa semana todos os últimos 35 aparelhos de ar-condicionado serão instalados na escola estadual 14 de Fevereiro, em Pontes e Lacerda. Adquiridos em 2014, os equipamentos só estão sendo montados após esforço do deputado Wancley Carvalho junto ao Governo do Estado.

A espera pela instalação arrastava-se desde 2011, quando foi cogitada a possibilidade de utilização dos equipamentos nas salas de aula. Entretanto, por falta de transformador de energia e disjuntor adequados, os equipamentos estavam encaixotados.

Resolvida a parte técnica, faltava a liberação de recursos financeiros para instalação dos equipamentos. A disponibilização de cerca de R$ 10 mil, oriundos de verba emergencial aprovada pela secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi anunciada pelo deputado, na última sexta-feira (29), durante reunião com professores, conselho deliberativo e pais de alunos.

Na ocasião, o deputado lembrou que a conquista também é fruto da soma de esforços, tanto da diretora da unidade, Andréia Guimarães, como dos vereadores Romes Amurim (PSD) e Anderson Barbosa (PP). "Diversas foram as reuniões com o governo para que houvesse liberação dos recursos necessários. O secretário Permínio e toda equipe não mediram esforços para trazer solução para esse problema que se arrastava há anos", lembrou Wancley.

No final do ano passado, o parlamentar acompanhou o governador Pedro Taques (PSDB) para uma reunião com alunos e professores da unidade. Na ocasião, os condicionadores de ar foram novamente reivindicados pela comunidade escolar. Já em março dessa ano, o deputado acompanhou o secretário de Educação, Permínio Pinto, em uma visita técnica na escola.

Poucos dias após a vistoria com o gestor da Seduc, foi iniciada a instalação dos equipamentos elétricos para garantir o funcionamento. No total, serão montados 42 condicionadores splits, com potência de 24 mil BTUs cada. Todas as 21 salas de aula receberão dois aparelhos.

 A escola 14 de Fevereiro possui cerca de 1.700 alunos matriculados, e é terceira maior do estado em número de estudantes. A unidade oferece ensino médio regular e profissionalizante, e tem 200 profissionais. "A qualidade do ensino é influenciada pela infraestrutura oferecida. A climatização nas salas de aulas é mais que comodidade, é necessidade. O desconforto térmico cria um ambiente desagradável para estudantes e professores", salientou Wancley.

Reforma -  Está em fase de elaboração na Seduc o projeto de reforma geral da escola 14 de Fevereiro. A demanda também é pedido do deputado Wancley Carvalho, vereadores e comunidade escolar. Para execução, que contempla também a reforma da quadra poliesportiva, o parlamentar destinará R$ 200 mil de emenda parlamentar.

A diretora da escola, Andréia Guimarães, reconheceu o empenho do deputado na busca de melhorias para a unidade. De acordo com ela, há 16 anos nenhuma escola estadual em Pontes e Lacerda é reformada. "Os 1.685 alunos e 200 funcionários agradecem ao deputado Wancley. Felizmente, tem sido através dele que estamos conseguindo melhorias para o 14 de Fevereiro", finalizou.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,04

04/05/2016 - 08:24