Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Permínio deixa a secretaria de Educação
Por Alexandra Lopes/Diário de Cuiabá
04/05/2016 - 09:37

Foto: Zé Medeiros/GCOM

Em seu lugar assume interinamente o chefe de Gabinete do Governo, José Arlindo Silva, um dos homens de confiança de Pedro Taques

O secretário de Estado de Educação Permínio Pinto (PSDB) não resistiu ao impacto da operação policial do Gaeco que descobriu um desvio de R$ 56 milhões em fraudes em licitações e deixou o comando da Pasta. Em seu lugar assume o chefe de Gabinete do Governo, José Arlindo Silva, que terá a missão de conduzir a Secretaria de maior orçamento do Estado. 

A decisão foi tomada ontem à noite após se reunir com o governador Pedro Taques (PSDB). Permínio alegou que não teria mais condições para continuar no cargo e solicitou a sua saída, que foi acatada por Taques. 

Considerado um dos homens de confiança do governador, José Arlindo assumirá interinamente a Secretaria e contará com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Comitê de Gestão do governo Taques, formado pelos secretários de Fazenda, Gestão e Planejamento. 

O secretário-adjunto Gilberto Fraga continuará na Pasta e dará apoio pedagógico ao novo secretário. 

Já o servidor Fábio Frigeri, preso durante a Operação, foi exonerado do cargo pelo governador. 

A operação Rêmora foi deflagrada ontem pelo Gaeco, que desarticulou uma organização criminosa que favorecia um cartel de empreiteiras que executavam obras de reforma e construção de unidades escolares em vários municípios. A suspeita é de que as fraudes tenham gerado prejuízo de até R$ 56 milhões aos cofres públicos 

Além de Frigeri, foram presos Wander Luiz dos Reis, Moises Dias da Silva e o empresário Giovani Belato Guizardi. 

As investigações tiveram inicio após o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, comandado por Adriana Vandoni (PSDB), que recebeu denúncias e encaminhou ofício à Delegacia Fazendária contendo as informações de uma denúncia de fraude em contratos de obras na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Conforme a decisão da juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado da Capital, não há indícios contra o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Permínio Filho. 

A juíza ressalva que “quanto às alusões feitas ao secretário da Pasta, entendo que, até este momento, não há suficientes indícios de que o mesmo esteja realmente envolvido nos fatos criminosos noticiados. A mera referência à pessoa do secretário, ainda que por mais de uma vez, não me faz supor que ele esteja ciente ou mesmo envolvido com o ocorrido, motivo pelo qual entendo que este juízo é o competente para processar e julgar o presente caso, reservando-me a adotar entendimento contrário, caso surjam indícios que apontem para o detentor da prerrogativa de foro”. 

Permínio Pinto era um dos principais nomes do PSDB para ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa de reeleição do prefeito Mauro Mendes em Cuiabá. O tucano já vinha demonstrando interesse em disputar o pleito de outubro. 
 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,04

04/05/2016 - 08:24