Quase 30% da população prioritária de Mato Grosso foi imunizada nos quatro primeiros dias de campanha de vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, a população prioritária é de mais de 600 mil pessoas. De 30 de abril, quando começou a campanha, até a última terça-feira, foram aplicadas 184.818 doses.
No Brasil, a população prioritária compreende mais de 41 milhões de pessoas, e 21 milhões já se vacinaram contra gripe, o correspondente a 43%. Conforme o Ministério da Saúde, o total do público alvo em Mato Grosso está em mais de 698 mil e até a sexta-feira, o Estado vai ter acesso a 91% das doses, ou seja, 682 mil. Lembrando que nesta campanha, Mato Grosso recebe 750 mil doses.
A Secretaria de Estado de Saúde lembra que a campanha segue até o dia 20 de maio. A meta é vacinar 80% do grupo definido. Para isso, 815 postos de vacinação foram disponibilizados nos 141 municípios. Neste período, devem ser imunizadas crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, que têm mais risco de ter complicações graves em decorrência da influenza. Também fazem parte do público alvo profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.
As pessoas que fazem parte do público alvo devem procurar um posto de saúde, munidas de documento de identificação e o cartão de vacina. Os portadores de doenças crônicas, ou com outras condições clínicas especiais, também precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação. A vacina da campanha de 2016 é trivalente e protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que são os de maior importância epidemiológica.
Casos – Segundo Ministério da Saúde, neste ano, até 23 de abril, foram registrados 1.880 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 1.571 por influenza A (H1N1), sendo 290 óbitos, com registro de um caso importado (o vírus foi contraído em outro país). Mato Grosso possui quatro casos. Com relação ao número de óbitos, o Estado registrou três.
Já os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde apontam que até o fim do mês de abril 200 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) foram notificados em Mato Grosso. Deste total, oito casos foram descartados e 188 continuam em investigação. Quatro casos notificados tiveram resultados positivos para Influenza A H1N1, sendo que três casos evoluíram para óbito. Ao todo 16 óbitos foram notificados - três foram descartados e dez continuam em investigação.