Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Poconé:moradores espalham faixas em protesto por segurança
Por Midianews
25/05/2016 - 06:11

Foto: Midianews

Moradores de Poconé (103 km de Cuiabá) começaram nesta segunda-feira (23) uma mobilização para cobrar melhorias na segurança pública.

 

Faixas estão sendo penduradas pelas vias, alertando sobre o risco de roubos, furtos e até de tiros. A cidade, que possui cerca de 32 mil habitante, questiona: “Onde foi parar a paz e a segurança?”.

 

Poconé é considerada uma cidade turística, porta de entrada do Pantanal Mato-grossense. Já na chegada, uma faixa alerta: “Chegou em Poconé? Será assaltado! Previna-se”.

 

MidiaNews conversou com o comandante da 6º Companhia Independente de Polícia Militar da cidade, tenente-coronel Adnilson de Arruda, que está ciente do movimento.

 

Segundo ele, por ser uma cidade pequena, a população está acostumada com um ambiente mais tranquilo, que vinha prevalecendo até então.

 

No entanto, algumas ocorrências de roubo e furtos cresceram nos últimos dias, mas nada que, segundo ele, “esteja fugindo do controle”.

 

“A população, por meio dessa manifestação, ao meu ver, quer cobrar por mais estrutura de segurança pública. Temos registrado roubos e furtos não só na cidade, mas também na região dos garimpos, por exemplo”, disse.

 

Para o morador Djalma de Oliveira, a “Capital do Pantanal” deveria ser um paraíso seguro para moradores e turistas.

 

“Ao invés disso, está abandonada e insegura. Tomara que as autoridades municipais e estaduais ouçam o clamor do sofrido povo poconeano”, destacou.

 

Para o comandante Arruda, a estrutura de segurança não é precária, mas poderia ser fortalecida.

 

“Já conversei com alguns moradores e expliquei que o aumento do efetivo, por exemplo, é só em setembro, quando ocorrer a formatura de novos militares”.

 

Conforme a prefeita Meire Adauto, nem mesmo sua família ficou livre da ação dos criminosos. “A casa da minha filha foi invadida e ela foi refém durante um assalto”, lembrou.

 

Como gestora e até mesmo vítima da situação, ela afirma que o poder público não está fechando os olhos para o problema. Tanto é que, em um mês, ela se reuniu duas vezes com o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.  

 

“Já estive com o secretário, conversamos e deixei ele ciente da deficiência do município.  O comandante do Comando Regional II, da Polícia Militar. também expôs os problemas e estamos buscando reforços”, disse.

 

Segundo ela, Rogers afirmou que irá olhar pelo município e que novas viaturas para fortalecer a ronda ostensiva da PM devem chegar até julho.

 

Meire ressaltou que a cidade sempre foi muito tranquila, registrava uma ocorrência ou outra, nada anormal. No entanto, ela acredita que os criminosos estão saindo de outras cidades, como Cuiabá e Várzea Grande, para atuar lá.

 

“Claro que deve ter gente da cidade envolvida na criminalidade, mas as policias estão trabalhando para identificar casos e trazer a tranquilidade ao povo”, finalizou.

 

Nesta quarta-feira (25), às 9h, Rogers Jarbas vai receber as policiais Militar e Civil da cidade para uma reunião, afirmou o comandante Arruda.  

 

Já às 15h, em Poconé, moradores vão se reunir em frente à Praça da Matriz, um dos cartões postais da cidade, para uma manifestação que visa cobrar melhorias na área.

 

Carregando comentarios...