Com intuito de discutir importantes demandas da região oeste de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa vai instalar na próxima terça-feira (07/06), uma Câmara Setorial Temática. Requerida pelo deputado estadual, Dr. Leonardo (PSD), a CST vai avaliar, acompanhar, discutir e propor medidas para a efetivação do parque industrial da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), de Cáceres, dos programas de qualificação técnica e inserção ao mercado de trabalho das fatias sociais mais carentes, bem como, reavaliar a segurança da fronteira Brasil-Bolívia.
Com cerca de 200 mil habitantes, a região oeste, a qual compreende 22 municípios, passa por várias dificuldades, entre elas a extrema pobreza, oriunda da baixa atividade econômica ali desenvolvida que, inevitavelmente, favorece a insegurança pública, resultando no farto aliciamento ao crime.
“A região oeste é uma das mais carentes do estado. Esse triste cenário é reflexo de vários fatores, muitos dos quais históricos, que relegaram a zona oeste o papel de coadjuvante no recente, porém acelerado, processo de desenvolvimento econômico observado na economia estadual. Nosso intuito é a formulação, estudo, debate e apresentação de soluções a fim de melhorar a situação econômica da sofrida população residente no oeste mato-grossense que possui poucas alternativas de emprego e renda”, salientou o deputado.
FRENTE PARLAMENTAR
Dr. Leonardo é integrante da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Região Oeste e Sudoeste, instalada no dia 19 de maio. A meta é trabalhar o desenvolvimento da região de forma sustentável e com foco na qualidade de vida das populações locais. Os deputados membros já elegeram os pontos principais a serem trabalhados e definiram como maior preocupação a infraestrutura, com objetivo de encurtar distâncias. A Frente tem como motivação a criação de um foro no âmbito do Poder Legislativo com o propósito de apresentar, promover, estimular, desenvolver e potencializar os setores produtivos de forma verticalizada, diversificada e vocacionada da região.
Dr. Leonardo explicou a diferença entre a Frente e a CST. A Câmara é composta por órgãos, associações, entidades ligadas ao tema; já a Frente é composta pelos deputados. “Uma complementa a outra”, salientou.