A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) lamentou a aprovação da mensagem 45 de autoria do Poder do Poder Executivo que fixa os índices de reajuste e a forma de pagamento da Reposição Geral Anual (RGA ) dos servidores públicos estaduais. "Fizemos o que pudemos pelas mais de 100 mil famílias de servidores estaduais de Mato Grosso, mas infelizmente fomos a minoria. O que posso dizer é que mesmo tendo perdido essa votação, volto para casa de cabeça erguida e dormirei tranqüila por ter lutado do lado certo. Parafraseando o professor e ex-senador Darcy Ribeiro, posso considerar esse fracasso uma vitória e hoje, eu detestaria estar no lugar de quem me venceu", disse.
Janaina enalteceu o trabalho conjunto em defesa ao servidor público realizado pelos deputados Zeca Viana, Silvano Amaral, Zé Carlos do Pátio, Wancley Carvalho, Dr. Leonardo, Sebastião Rezende, Coronel Taborelli, e Emanuel Pinheiro que tentaram de todas as maneiras garantir que os direitos dessas pessoas fossem garantidos.
Numa sessão bastante conturbada, por 12 votos a 9, a base governista aprovou o substitutivo do governo que prevê o pagamento de 7,36% da Reposição Geral Anual em três parcelas, segundo o governo, o valor ainda pode chegar a 11,28%, de acordo com o enquadramento nos limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gasto com pessoal, o que a parlamentar vê como um calote aos servidores uma vez que o governo tem anunciado mais concursos públicos e inchado mais ainda a máquina pública.
"Mesmo com a proposta aprovada, os servidores garantiram que não voltam ao trabalho o que deve gerar uma celeuma ainda maior para nosso estado. Todos saímos desse processo desgastados porque os deputados foram usados pelo governador, a Assembleia trouxe para si uma problema que não era seu por pura incompetência e incapacidade de gestão do governador Pedro Taques", finalizou.