Ao longo deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), estará presente em 50 exposições agropecuárias do Estado, das quais 32 já foram realizadas e outras 18 ainda serão realizadas até o mês de outubro. Os eventos são organizados pelos Sindicatos Rurais. A instituição de ensino rural é parceira destes eventos e monta estande nas feiras para divulgar seus cursos e treinamentos por meio de oficinas, programas e vitrines da carne.
Nas 32 exposições que já aconteceram até o mês de julho, já foram cerca de 240 oficinas e vitrines realizadas. Neste ano, a instituição também aproveitou as exposições agropecuárias para apresentar oficinas e vitrines inéditas, como a Vitrine do Leite e de Saladas, a oficina de hambúrguer e de biometria da piscicultura, entre outras.
Somente no mês de agosto, serão 10 exposições, nos seguintes municípios: Santa Cruz do Xingu, Campos de Júlio, Pontes e Lacerda, Juína, Rondonópolis, Nova Bandeirantes, Barra do Bugres, Juara, Dom Aquino e Cotriguaçu.
Em Rondonópolis, durante a Exposul, serão realizadas Vitrines da Carne (bovino, suíno, peixe e frango) e a oficina Manutenção de Tratores Agrícolas. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda, a parceria é imprescindível durante a feira é somada à parceria entre sindicato e Senar-MT durante todo o ano. "É uma oportunidade de mostrar os cursos e ferramentas que o Senar-MT disponibiliza para a agropecuária. A feira é uma vitrine pra mostrarmos as inúmeras possibilidades de capacitação que instituição oferece".
Entre as oficinas mais demandadas estão a de manutenção de tratores agrícolas e a do projeto Filhos no Campo e as vitrines da carne (bovino, peixe e frango), entre outras.
Os interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para verificar quais as oficinas e vitrines serão realizadas e se há vagas.