A fim de dar mais liberdade aos deputados estaduais para trabalharem no pleito municipal deste ano, a Assembleia Legislativa irá realizar apenas uma sessão plenária por semana. A decisão foi tomada na última terça-feira (02) durante reunião do Colégio de Líderes.
Conforma a deliberação, as plenárias passarão a ser realizadas somente às quartas-feiras. No entanto, para que não haja prejuízo dos trabalhos, a Casa promoverá três sessões em um único dia, às 8h, 14h e 17h.
Também ficou decidido que os parlamentares que faltarem às sessões não receberão os valores correspondentes a elas. No que diz respeito às demais atividades do Parlamento Estadual, o presidente Guilherme Maluf (PSDB) garante que não haverá alterações.
“A mudança diz respeito somente às sessões ordinárias. A Assembleia continuará funcionando normalmente de segunda à sexta. As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) darão continuidade aos seus trabalhos e as audiências públicas serão mantidas, assim como todas as demais atividades do Parlamento Estadual”, frisou.
Em contrapartida, a Câmara de Cuiabá não irá fazer regime especial durante o pleito deste ano. O presidente da Casa de Leis, vereador Haroldo Kuzai (SD) não vislumbra a possibilidade de acumular duas sessões plenárias em apenas um dia da semana.
Em seu entendimento, os parlamentares não podem deixar a campanha eleitoral interferir no funcionamento do Legislativo Municipal. Vale ressaltar que Kuzai não é candidato a reeleição no pleito de outubro deste ano.
Além dele, os vereadores Faissal Calil (PSB) e Domingos Sávio (PSD) também não irão disputar a reeleição neste ano.