Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat promove a 1ª edição do Congresso Internacional de Medicina
Por Nataniel Zanferrari
09/09/2016 - 09:39

Foto: divulgação

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Ana Maria Di Renzo, recebeu o professor doutor Antônio Vaz Carneio. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria na tarde de ontem (8).

Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos Estados Unidos, Antônio Vaz Carneiro é médico especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, tendo ainda outras tarefas pedagógicas e científicas na Faculdade. Antônio é investigador clínico com especial interesse nas áreas de investigação secundária, como visões sistemáticas e meta-análises, assim como de metodologias da translação do conhecimento para a prática e dos sistemas de apoio à decisão clínica, de administração e gestão, de políticas de saúde e de aumento do conhecimento em saúde da população. O professor Vaz Carneiro também é da Cochrane Portugal, uma organização internacional independente e sem fins lucrativos, constituída por pesquisadores e profissionais de saúde, cuidadores e outras pessoas com interesse pela saúde. A Cochrane trabalha em colaboração com profissionais de todo o mundo para a produção de Revisões Cochrane, publicadas na Biblioteca Cochrane. O professor Vaz Carneiro está em Cáceres para a realização do 1º Congresso Internacional de Medicina da Unemat, no qual ministrará uma palestra e um workshop.

Além da reitora e do professor, também participaram do encontro o vice-reitor da Unemat, Ariel Lopes Torres; a coordenadora do curso de Medicina da Unemat, Denise da Costa Boamorte Cortela; a assessora de Assuntos Externos, Áurea Regina Alves; a pró-reitora interina de Ensino de Graduação, Rinalda Bezerra Carlos; e a diretora de Gestão de Licenciaturas, Milena Borges de Moraes.

Na reunião foram discutidos temas como o mercado de trabalho na área de Saúde e a modernização do ambiente educacional, com a inclusão cada vez maior do mundo digital na Medicina, bem como a absorção de novas tecnologias pelas áreas da saúde e da educação. Também foi discutida a possibilidade de ser realizado um Acordo de Cooperação Internacional entre a Unemat e a Universidade de Lisboa, não só em Medicina como em outras áreas.

“A parceira interinstitucional é um mecanismo para alavancar o conhecimento.”, disse a reitora, Ana di Renzo. “A troca de experiências, tanto nacional quanto internacional, é extremamente positiva, e é sempre uma satisfação receber pesquisadores para este tipo de atividade”, disse a reitora.

 

Congresso Internacional de Medicina

A Unemat promove a 1ª edição do Congresso Internacional de Medicina (Cinmed) amanhã (9), sábado (10) e domingo (11), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres. Realizado pela Unemat, pela Faculdade de Ciências da Saúde, pelo curso de Medicina e pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Baseado em Evidências Médicas (Gepem), o evento contará com palestras, workshops e apresentações, abordando o tema ‘Medicina baseada em evidências’.

Amanhã, 9 de setembro, as atividades terão início com workshop ministrado por Antônio Vaz Carneiro, com o tema ‘Uma introdução à medicina baseada na evidência’. O workshop ocorrerá no período da manhã, das 8 às 12:30, e da tarde, das 14 às 17:30. Às 14 horas também terá início a exposição de pôsteres com trabalhos científicos, no Museu Universitário, na entrada da Cidade Universitária.

Já a abertura oficial do evento ocorrerá às 19 horas, em solenidade com participação de autoridades. A palestra de abertura também será com o professor Vaz Carneiro, com moderação da professora Denise da Costa Boamorte Cortela.

O Congresso também contará com palestras ministradas pelos doutores Audrey Tieko Tsunoda, Félix José Alvarez Ramires, Francisco José Dutra Souto, Hélio Antônio Fabri, Marco Fornazieri, Miguel Angel Claros Paz, Pedro Shiozawa, Rivadávio Antunes Menacho de Oliveira, Walther de Oliveira Campos Filho e Weily Toro Machado.

 

Carregando comentarios...

Polícia

Menor mata a pauladas a avó de 82 anos

08/09/2016 - 05:23
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,08

08/09/2016 - 04:49