Nos dias 28 e 29 de outubro será realizada a terceira edição do MT Stars. Por ter um formato aberto, interessados em integrar a rede de mentores e de voluntários do programa podem se candidatar para este e para o próximo encontro, previsto para ocorrer em dezembro deste ano.
O MT Stars é o primeiro programa de mentoria continuada e gratuita em empreendedorismo e inovação de Mato Grosso. Inspirado no projeto Tech Sampa, da Prefeitura de São Paulo, que consiste em uma política de estímulo à inovação, a modelagem mato-grossense tem se superado a cada nova realização.
Na edição passada foram mentorados mais de 140 inscritos e realizadas 70h de mentoria, ultrapassando o primeiro evento em número de participantes e em horas de atividades continuadas. Juntas, as edições de junho e de agosto reuniram cerca de 250 pessoas e realizaram mais de 100h de mentorias gratuitas sobre temas diversos.
Cada inscrito pôde escolher até três assuntos, entre eles: investimento coletivo, plano de negócios, estratégia, marketing digital, marcas e patentes, startups, jurídico e financeiro. Para auxiliar os participantes, foram convidados 10 especialistas para mentorear durante a edição, que também atendeu 12 startups locais.
Os dados do último evento apontam, ainda, que 10% das mentorias realizadas tiveram como tema o mercado de alimentos e que entre as 12 startups atendidas as propostas que mais se destacaram pela iniciativa inovadora foram as de criações de aplicativos para otimizar custos na gestão de lavouras e para a fidelização de clientes, assim como a de uma plataforma online para cursos à distância.
Na avaliação da advogada Sâmia Bumlai Gahyva, ser mentora na segunda edição foi uma “experiência maravilhosa”. “O evento foi sensacional. É incrível e gratificante ver tudo isso ser construído aqui em Mato Grosso. Agradeço a todos pela experiência maravilhosa. Saí tão acelerada do evento que não consegui falar outra coisa até o final do dia, tamanha era minha empolgação”, conta.
O engenheiro químico Marcio Batista, percorreu 500 km de Barra do Garças a Cuiabá para participar do MT Stars. Esta também foi a sua edição de estreia como mentor. “A receptividade foi muito gratificante. Alguns chegaram com o negócio já estruturado. Pude perceber que o pessoal está muito antenado com as tendências em voga, em áreas como o café gourmet, por exemplo, que deixou de ser apenas commodity e passou a conquistar mercados pelos sabores”, comenta o professor da UFMT que, no ano passado, foi o primeiro brasileiro a ser nomeado ao prêmio internacional Global Teacher Prize.
De acordo com os idealizadores do programa no Estado, a variedade de assuntos abordados a cada edição é responsável pela crescente procura de interessados em receber mentoria e participar do MT Stars como mentor ou voluntário.
O MT Stars é resultado do trabalho de incentivo ao fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação realizado pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), e seus parceiros locais, Sebrae e StartupMT.
Rede MT Stars
Interessados em integrar a rede do MT Stars podem se candidatar ao programa. A iniciativa abre espaço para que os participantes possam integrar o grupo de mentores e de voluntários, podendo interagir também em edições organizadas pelo SP Stars.
Para se tornar um mentor o inscrito terá que comprovar a experiência na área de atuação ao passar pela avaliação do Comitê Gestor do programa. A seleção, bem como de voluntários, será realizada para as próximas edições do MT Stars. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.mtstars.com.br
Para outras informações ou em caso de dúvidas, acesse a rede social do MT Stars ou via e-mail contato@mtstars.com.br ou pelo telefone (65) 99251-0498.