Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Agronegócio é um setor de muitas oportunidades
Por Gecom Senar
11/09/2016 - 11:29

Foto: Gecom

Promissor e cheio de oportunidades. Essa é a definição do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio sobre o setor do agronegócio. Em sua palestra para os alunos do curso de administração das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares do Salomão (FEICS), na noite desta quinta-feira (08.09), Celidonio destacou que a educação e a formação de profissionais para o campo são gargalos que preocupam os produtores em todo o mundo.

 

Como a formação de mão de obra é um dos desafios, Celidonio destacou a importância do trabalho realizado pelo SENAR-MT. "Estamos trabalhando para adequar mão de obra. É preciso investir em conhecimento e educação para podermos fazer essa conexão entre o campo e a tecnologia existente no mercado. É com o conhecimento que vamos melhorar a produtividade para atender as necessidades de consumo do mundo em 2050".

 

Celidonio conta que o SENAR-MT tem trabalhado para inserir todo o tipo de profissional no setor do agronegócio. "Temos treinamentos e cursos para aqueles que querem ter o primeiro contato com o setor, mas também para aqueles que já trabalham no campo e querem se aperfeiçoar. Oferecemos desde treinamentos feitos a distância (EaD) até cursos com carga horária mais alta que são aqueles que chamamos de qualificações de 120 até 960 horas".

 

Ao todo o SENAR-MT tem um portfólio com mais de 250 treinamentos. Celidonio enfatiza ainda que o "carro chefe" são os treinamentos de aperfeiçoamento para aqueles que já trabalham no campo.  Ele aproveitou para falar sobre os cursos técnicos que acontecem nos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica de Campo Novo do Parecis e Sorriso e também sobre ao trabalho de Assistência Técnica para a cadeia produtiva do leite que começou a ser realizado em 2015 e já apresenta resultados bastante positivos.

 

A instituição de ensino rural também tem muitas ações, cursos e treinamentos voltados para o aprimoramento dos líderes. Além do Filhos no Campo, que trabalha com as crianças de sete a 12 anos, o SENAR-MT também oferece outros programas como Futuros Produtores do Brasil e Academia de Liderança. "Este ano também formatamos um para os adolescentes, em que vamos mostrar as profissões e também as oportunidades do agronegócio".

 

Carregando comentarios...

Educação

MT: ensino médio entre os piores do país

09/09/2016 - 09:54
Economia

Veículos: vendas de usados sobem 8,6%

09/09/2016 - 09:47