O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) foi credenciado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e está autorizado a oferecer formação de Brigada de Incêndio. Com isso, a instituição de ensino irá formatar o treinamento que em breve poderá ser demandando pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.
Segundo a coordenadora pedagógica do SENAR-MT, Rosana Schimidt, a instituição de ensino atendeu a todos os critérios de documentação requeridos Pelo Corpo de Bombeiros e está habilitada a oferecer este tipo de treinamento. "Foi um processo que levou cerca de cinco meses. O próximo passo é elaborar o conteúdo que irá compor o treinamento, que em breve entrará no portfólio do SENAR-MT".
Em Mato Grosso, no período de estiagem, a umidade relativa do ar é baixa e as temperaturas são altas. É tempo de colheita de milho e de muita tensão e preocupação para os produtores rurais que lutam diariamente para evitar e combater incêndios nas lavouras.
O treinamento de formação de Brigada de Incêndio foi uma das principais demandas que os Sindicatos Rurais do Estado fizeram ao superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, durante suas visitas aos sindicatos.
"Foram inúmeros os pedidos de treinamento para preparar os produtores e trabalhadores rurais para combater incêndios nas lavouras. Esta é uma grande preocupação no campo e a instituição já está trabalhando para que no próximo ano tenhamos condições de suprir esta demanda", explica Celidonio.
Em Nova Ubiratã, o presidente do Sindicato Rural, Albino Ruiz, popularmente conhecido como "Seo Bino", conta que para o seu município a necessidade é de ter brigadistas treinados nas fazendas para atuarem em caso de incêndios nos armazéns. "É uma exigência do Corpo de Bombeiros que precisamos cumprir, caso contrário somos multados. Assim precisamos de capacitar e qualificar profissionais para atuarem nesta área".