Reunido na última quarta-feira, 26, no ‘Espaço Bosque’, no bairro Cavalhada, o Conselho Municipal de Turismo de Cáceres (COMTUR) tratou de temas ligados à área.
Entre as deliberações tomadas, uma das mais significativas foi a de declarar, formalmente, apoio à proposta da ASATEC para reformular a legislação estadual de pesca, proposta essa que fora apresentada no Conselho Estadual de Pesca, e traz, entre outras situações, a proposta de proibição total do trânsito de peixes fora dos municípios onde foram pescados, o que acabará com a matança indiscriminada de peixes em Cáceres, para serem levados para outros estados, ou simplesmente vendidos em Cuiabá.
Após muita reflexão entre os conselheiros do COMTUR, decidiu-se por apoiar a iniciativa da ASATEC, reforçando a proposta mencionada.
Também foram definidos grupos de trabalho para apresentar propostas para melhorar a avaliação de Cáceres em três áreas (dimensões) do diagnóstico realizado pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas.
Tais avaliações trazem conhecimento técnicos e científicos e apontam as áreas em que Cáceres mais precisa investir ou melhorar.
Assim, levando-se em conta o trabalho desenvolvido por tais importantes instituições, os conselheiros entenderam-se em dividir grupos de trabalho e apresentarem propostas e soluções, cujos resultados certamente alavancarão o turismo em nossa cidade.
Outros assuntos relacionados ao turismo foram discutidos, e propostas foram apresentadas, sendo que, com a sequência dos trabalhos, os resultados tornar-se-ão visíveis à população cacerense.
O COMTUR tem reforçado, à cada oportunidade, seu desejo de ver o Turismo como protagonista no desenvolvimento econômico de Cáceres.