Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aftosa:105 mil doses enviadas para Bolívia
Por Diário de Cuiabá
11/11/2016 - 11:18

Foto: arquivo

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) entregou 105 mil doses de vacinas contra febre aftosa para o Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB). A entrega ocorreu na última terça-feira, em Cáceres, no Sindicato Rural do município. As vacinas foram doadas pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa/MT), para uma atenção maior na região de fronteira. 

Das 105 mil doses da vacina, 80 mil serão destinadas para San Matias (divisa com Cáceres e Porto Espiridião) e 25 mil doses da vacina para o município de San Ignácio de Velasco, que faz divisa com Vila Bela da Santíssima Trindade. As vacinas são distribuídas a pequenos e médios produtores bolivianos. 

De acordo com o presidente do Indea/MT, Guilherme Nolasco, a cooperação com o país vizinho é essencial para a manutenção do status sanitário. “Temos uma extensão de fronteira seca com a Bolívia, com propriedades limítrofes, e o nosso objetivo é manter a sanidade do rebanho. Mato Grosso está livre da febre aftosa há 20 anos, e esse trabalho de cooperação é uma garantia de que estamos protegendo o rebanho bovino brasileiro”. 

Vinte e duas equipes do Indea/MT irão acompanhar a vacinação em aproximadamente 800 propriedades localizadas em Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, municípios do oeste mato-grossense e que estão na região de fronteira com a Bolívia. Nesses municípios ainda será realizado o trabalho de educação sanitária em escolas rurais, com palestras que abordarão assuntos referentes às sanidades animal e vegetal. 

CALENDÁRIO - Nesta etapa da campanha em Mato Grosso é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando. A última etapa do ano teve início no dia 1º e segue até o dia 30. 

Estima-se que 29,3 milhões de animais serão vacinados. A comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até 12 de dezembro nos escritórios locais do Indea/MT. A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro para fazer a comunicação. 

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/11/2016 - 11:16
Polícia

Suspeito de estuprar crianças é preso

10/11/2016 - 14:07
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,10

10/11/2016 - 13:46
Educação

Gabarito do Enem 2016 é divulgado;veja

09/11/2016 - 17:26