Como forma de assegurar os prazos para o início das obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), de Cáceres, o deputado Dr. Leonardo (PSD) se reuniu com o Conselho das ZPEs, no Ministério de Indústria Comércio Exterior e Serviços, em Brasília. Acompanhado do senador José Medeiros e da vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, o parlamentar entregou o ofício à secretária Executiva, Thaíse Dutra referente aos andamentos da Zona, em Mato Grosso.
No dia 10 de outubro foi lançado o edital de licitação para a execução da primeira etapa da obra. Até o dia 16 de novembro será realizado o processo licitatório, com a abertura dos envelopes de propostas. O prazo para o início das obras é 31 de dezembro. “É uma ação preventiva, uma preocupação, para caso não se consiga terminar os trâmites burocráticos necessários a tempo ou caso aconteça algum imprevisto, não possamos correr o risco de perdê-la”, explicou.
Na oportunidade, Dr. Leonardo destacou os trabalhos que vem realizando desde o início de seu mandato, junto ao governo de Mato Grosso, para a efetivação da Zona. Foi discutido também uma parceria para a atração de indústrias, ampliação na divulgação e na busca de investidores. Vale lembrar que, ao longo deste ano, o parlamentar chegou de visitar algumas empresas no intuito de convidá-las a se instalarem na ZPE. Uma, inclusive, foi na cidade de Chapecó, em Santa Catarina.
O deputado comentou sobre a Câmara Setorial Temática, criada por ele, na Assembleia Legislativa, ao qual debate, estuda e avalia a ZPE. Para Dr. Leonardo, não é só abrir a Zona de Processamento e implantá-la, deve-se discutir outros pontos como os ganhos sociais para a região. “Discutimos ainda um modelo, o foco e a identidade da nossa ZPE; como queremos mostrá-la para que outras indústrias possam se interessar. Com a implantação da Zona vêm acompanhada diversos fatores, como a geração de emprego e renda, os ganhos sociais, mas, principalmente, as mudanças que não só Cáceres, mas toda a nossa região deverá passar na questão de infraestrutura, logística e capacitação da nossa população para o novo mercado de trabalho que se abrirá”, disse.
VISITA A ZPE DO CEARÁ
Durante a reunião, o parlamentar conheceu o projeto de três ZPEs que estão em funcionamento no Brasil nos estados do Acre, Piauí e Ceara. “É importante conhecermos e vermos a experiência de outras ZPEs que deram certo. Vamos programar uma visita na ZPE do Ceara, que assim como a de Cáceres, também ficou parada durante anos, caindo no descrédito, mas, que após muito esforço, acabou dando certo e hoje é referência no país. Estamos fazendo o nosso dever de casa de ir atrás, de lutar pela implantação da nossa Zona de Processamento. Este governo acredita na ZPE, acredita na região e nesta parceria que estamos com a prefeitura de Cáceres. Cada um fazendo a sua parte, eu não tenho dúvidas e volto a afirmar que a ZPE de Cáceres já é uma realidade”, garantiu.