Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
"Homens que agradam, não agridem" é o novo projeto do TCE-MT
Por assessoria
30/11/2016 - 06:51

Foto: assessoria

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, assinou na tarde desta segunda-feira (28.11) um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Estadual (MPE-MT), o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa para a execução do projeto "Homens que Agradam, não Agridem".

   A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica nº 18/2016 e lançamento do projeto aconteceu no auditório da sede das promotorias em Cuiabá. Além do presidente do TCE-MT estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, e a promotora Lindinalva Correa Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica do MPE e mentora do projeto, assim como outras autoridades e convidados.

   O projeto tem por objetivo combater preventivamente a violência doméstica por meio da educação e conscientização dos homens, principais agressores, diretamente em seus ambientes de trabalho. De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do projeto, Lindinalva Rodrigues, o intuito é esclarecer, tirar dúvidas e discutir o tema.

   "Com este projeto, o Ministério Público pretende ir às escolas, universidades, órgãos públicos, hospitais, empresas, canteiros de obras, presídios, penitenciárias, praças, centros de reabilitação ou em qualquer outro ambiente em que estiver presente um considerável número de homens, de todas as classes sociais. Homens educados, bem informados, são menos agressivos, rejeitam a violência e tendem a proteger e não ameaçar as mulheres", explicou a promotora.

   A violência doméstica contra mulheres é um dos mais graves problemas sociais do país. Dados estatísticos nacionais comprovam que a cada cinco minutos uma mulher é agredida nos mais variados ambientes, mas, principalmente, em casa. O Brasil está entre os cinco países com maior índice de feminicídio do mundo. O "mapa da violência" apontou que em 2015 o país registrou uma média de 13 mulheres assassinadas por dia, uma morte a cada duas horas.

   O presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, destacou a importância da iniciativa e lembrou que a cartilha que será distribuída durante as ações do projeto foi editada e publicada pela Publicontas, a editora do Tribunal já como parte da parceria da instituição com MPE-MT neste projeto.

   "Temos a convição de que só a ação conjunta das instituições, em todos os níveis, poderá reduzir e futuramente extipar essa nódoa da nossa sociedade, que são estes índices absurdos da violência contra as mulheres no Brasil. O TCE-MT é parceiro de primeira hora em toda iniciativa como esta. Para nós é uma honra poder contribuir com um trabalho tão extraordinário como o que vem realizando a doutora Lindinalva Rodrigues nessa área", disse Antonio Joaquim.

 

 

Carregando comentarios...

Polícia

Gefron recebe reforço de 30 policiais

29/11/2016 - 15:31
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,29

29/11/2016 - 14:33
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,28

28/11/2016 - 05:51