Liderado pela Unemat, o grupo irá analisar e investigar a experiência e percurso dos jovens atletas participantes da Fase Final dos Jogos Escolares da Juventude no Estado de Mato Grosso, em um estudo longitudinal e multidimensional
A participação dos jovens no esporte tem recebido atenção de diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo, com foco no potencial do esporte no desenvolvimento positivo. Devido a isso, compreender o desenvolvimento dos jovens no percurso da formação esportiva é fundamental, uma vez que esta prática poderá gerar efeitos capazes de mobilizar o potencial dos jovens.
Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) irão analisar e investigar a experiência e percurso dos jovens atletas participantes da Fase Final dos Jogos Escolares da Juventude no Estado de Mato Grosso, em um estudo longitudinal e multidimensional.
Liderado pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat em Cáceres, o grupo conta com universidades estrangeiras, federais, estaduais, comunitária e particular. Integram o projeto de pesquisa a Universidade de Coimbra, de Portugal; a Universidade de Extremadura, da Espanha; a Universidade Paris-Leste (Universidade Paris-12), da França; a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo; a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e a Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp); além do Grupo de Estudos sobre Novas Tecnologias na Educação (Gente), da Unemat em Alto Araguaia.
A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo longitudinal, a ser realizado em três edições dos Jogos da Juventude: 2017, 2018 e 2019. O estudo envolverá os atletas, os técnicos-professores e os árbitros participantes dos Jogos. Serão utilizados questionários psicométricos validados, questionário semiestruturados desenvolvidos para esta pesquisa, medidas de crescimento e avaliação da aptidão física. Os dados serão analisados qualitativamente e quantitativamente.
“Três aspectos são importantes e inovadores nesse projeto no Brasil: o estudo longitudinal e uma rede de cooperação que é internacional e é interdisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento”, afirma o coordenador da proposta, professor Riller Silva Reverdito, da Unemat. “O estudo longitudinal poderá resultar em conhecimento inovador para compreender o papel do esporte no desenvolvimento positivo de crianças, adolescentes e jovens. Com esse desenho teórico e metodológico, é um estudo pioneiro no Brasil” explica Riller. “E, a partir deste projeto, a Unemat passará a fazer parte de uma rede de cooperação internacional em Pedagogia do Esporte, o que amplia as possibilidades para mobilidade de pesquisadores entre as Instituições, realização de eventos internacionais e produção científica, além do fortalecimento da rede de cooperação que já existe no Brasil”, defende o pesquisador.
O resultado esperado consiste em conhecer a experiência e o percurso de atletas, professores e árbitros no esporte no Estado de Mato Grosso, algo inédito. O conhecimento gerado poderá contribuir significativamente para a compreensão do processo de desenvolvimento positivo dos jovens e sua relação com o esporte. Os dados também são de interesse para as Ciências do Esporte em uma escala internacional, uma vez que os estudos longitudinais deste tipo ainda estão iniciando em países em desenvolvimento. A pesquisa também possui potencial amplo para gerar novos conhecimentos para o desenvolvimento regional.
“Neste sentido, o destaque é a colaboração de pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes áreas de conhecimento, no Brasil e Exterior, ampliando a possibilidade para formação de recursos humanos e produção acadêmica e científica, além potencializar a mobilidade de pesquisadores para o interior do Estado de Mato Grosso”, explica o professor Riller.
Além de Riller, o grupo de pesquisa é formado pelos pesquisadores Fernando Garcez de Melo, Flávio Cesar Vieira Valentim, Gleber Nelson Marques, João Carlos Bressan Martins, Juvenal Silva Neto, Kleber Tuxen Carneiro, Roberto Carlos Vieira Junior e Viviane Teixeira Silveira, da Unemat; Marcus Vinícius Mizoguchi, Raquel Stoilov Pereira Moreira e Tomires Campos Lopes, da UFMT; Alcides José Scaglia, Larissa Rafaela Galatti, Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Carvalho e Roberto Rodrigues Paes, da Unicamp; Michel Milistetd, da UFSC; Thiago José Leonardi, da Unasp; Heitor de Andrade Rodrigues, da UFG; Antonio Jose Grande, da Unesc; Antonio Antúnez Medina e Sergio José Ibáñez Godoy, da Universidade de Extremadura; Carlos Gonçalves, da Universidade de Coimbra; e Serge Éloi, da Universidade Paris-Leste.
O grupo de pesquisa também contra com alunos de mestrado e doutorado, como os mestrandos Daniel Augusto Pereira Tancredi (Unicamp), Leilane Alves de Lima (Unicamp) e Paula Simarelli Nicolau (Unicamp) e o doutorando Otávio Baggiotto Bettega (Unicamp), além de alunos de iniciação científica de todas as instituições parceiras.
Recentemente, o projeto foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para financiamento de rede de pesquisas. O projeto foi aprovado na Faixa A, sob o eixo de Saúde.
Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat em Cáceres, clicando aqui.
Conheça os outros projetos da Unemat que serão financiados pela Fapemat, clicando aqui.