Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Rede de pesquisa da Unemat irá analisar desenvolvimento de jovens atletas no esporte de MT
Por Nataniel Zanferrari
26/12/2016 - 14:34

Foto: assessoria

Liderado pela Unemat, o grupo irá analisar e investigar a experiência e percurso dos jovens atletas participantes da Fase Final dos Jogos Escolares da Juventude no Estado de Mato Grosso, em um estudo longitudinal e multidimensional

 

A participação dos jovens no esporte tem recebido atenção de diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo, com foco no potencial do esporte no desenvolvimento positivo. Devido a isso, compreender o desenvolvimento dos jovens no percurso da formação esportiva é fundamental, uma vez que esta prática poderá gerar efeitos capazes de mobilizar o potencial dos jovens.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) irão analisar e investigar a experiência e percurso dos jovens atletas participantes da Fase Final dos Jogos Escolares da Juventude no Estado de Mato Grosso, em um estudo longitudinal e multidimensional.

Liderado pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat em Cáceres, o grupo conta com universidades estrangeiras, federais, estaduais, comunitária e particular. Integram o projeto de pesquisa a Universidade de Coimbra, de Portugal; a Universidade de Extremadura, da Espanha; a Universidade Paris-Leste (Universidade Paris-12), da França; a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo; a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); e a Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp); além do Grupo de Estudos sobre Novas Tecnologias na Educação (Gente), da Unemat em Alto Araguaia.

A pesquisa consiste em um estudo exploratório e descritivo longitudinal, a ser realizado em três edições dos Jogos da Juventude: 2017, 2018 e 2019. O estudo envolverá os atletas, os técnicos-professores e os árbitros participantes dos Jogos. Serão utilizados questionários psicométricos validados, questionário semiestruturados desenvolvidos para esta pesquisa, medidas de crescimento e avaliação da aptidão física. Os dados serão analisados qualitativamente e quantitativamente.

“Três aspectos são importantes e inovadores nesse projeto no Brasil: o estudo longitudinal e uma rede de cooperação que é internacional e é interdisciplinar, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento”, afirma o coordenador da proposta, professor Riller Silva Reverdito, da Unemat. “O estudo longitudinal poderá resultar em conhecimento inovador para compreender o papel do esporte no desenvolvimento positivo de crianças, adolescentes e jovens. Com esse desenho teórico e metodológico, é um estudo pioneiro no Brasil” explica Riller. “E, a partir deste projeto, a Unemat passará a fazer parte de uma rede de cooperação internacional em Pedagogia do Esporte, o que amplia as possibilidades para mobilidade de pesquisadores entre as Instituições, realização de eventos internacionais e produção científica, além do fortalecimento da rede de cooperação que já existe no Brasil”, defende o pesquisador.

O resultado esperado consiste em conhecer a experiência e o percurso de atletas, professores e árbitros no esporte no Estado de Mato Grosso, algo inédito. O conhecimento gerado poderá contribuir significativamente para a compreensão do processo de desenvolvimento positivo dos jovens e sua relação com o esporte. Os dados também são de interesse para as Ciências do Esporte em uma escala internacional, uma vez que os estudos longitudinais deste tipo ainda estão iniciando em países em desenvolvimento. A pesquisa também possui potencial amplo para gerar novos conhecimentos para o desenvolvimento regional.

“Neste sentido, o destaque é a colaboração de pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes áreas de conhecimento, no Brasil e Exterior, ampliando a possibilidade para formação de recursos humanos e produção acadêmica e científica, além potencializar a mobilidade de pesquisadores para o interior do Estado de Mato Grosso”, explica o professor Riller.

Além de Riller, o grupo de pesquisa é formado pelos pesquisadores Fernando Garcez de Melo, Flávio Cesar Vieira Valentim, Gleber Nelson Marques, João Carlos Bressan Martins, Juvenal Silva Neto, Kleber Tuxen Carneiro, Roberto Carlos Vieira Junior e Viviane Teixeira Silveira, da Unemat; Marcus Vinícius Mizoguchi, Raquel Stoilov Pereira Moreira e Tomires Campos Lopes, da UFMT; Alcides José Scaglia, Larissa Rafaela Galatti, Humberto Jorge Gonçalves Moreira de Carvalho e Roberto Rodrigues Paes, da Unicamp; Michel Milistetd, da UFSC; Thiago José Leonardi, da Unasp; Heitor de Andrade Rodrigues, da UFG; Antonio Jose Grande, da Unesc; Antonio Antúnez Medina e Sergio José Ibáñez Godoy, da Universidade de Extremadura; Carlos Gonçalves, da Universidade de Coimbra; e Serge Éloi, da Universidade Paris-Leste.

O grupo de pesquisa também contra com alunos de mestrado e doutorado, como os mestrandos Daniel Augusto Pereira Tancredi (Unicamp), Leilane Alves de Lima (Unicamp) e Paula Simarelli Nicolau (Unicamp) e o doutorando Otávio Baggiotto Bettega (Unicamp), além de alunos de iniciação científica de todas as instituições parceiras.

Recentemente, o projeto foi aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para financiamento de rede de pesquisas. O projeto foi aprovado na Faixa A, sob o eixo de Saúde.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat em Cáceres, clicando aqui.

Conheça os outros projetos da Unemat que serão financiados pela Fapemat, clicando aqui.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Presente de Natal

24/12/2016 - 14:15
Cidades

MT: PJC concluiu 31 mil casos em 2016

24/12/2016 - 14:00
Geral

IPVA 2017: guia por estado e no DF

23/12/2016 - 11:21
Cidades

MT:Quase 3 mil CNH devem ser suspensas

23/12/2016 - 11:15
Meio Ambiente

Parque Ricardo Franco deve ser fiscalizado

23/12/2016 - 11:08
Polícia

Polícia Civil apreende cabelo roubado

22/12/2016 - 10:38