Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Câmara: Domingos quer trabalho integrado entre os 15 vereadores
Por Clóvis de Almeida Gogoy
02/01/2017 - 14:40

A Câmara Municipal de Cáceres reuniu pela primeira vez os 15 vereadores eleitos ou reeleitos em outubro passado, para um novo mandato de quatro anos, iniciado no dia 1º de janeiro, na noite do último domingo. Foi também a primeira reunião desta legislatura, em solenidade especial que deu posse a todos os edis, e também ao prefeito e vice, reeleitos na última eleição.

 

Os primeiros passos da reunião solene, realizada no Ginásio da Cidade Universitária da Unemat, foram dirigidos pelo vereador mais votado, como manda o Regimento Interno da Casa de Leis, vereador Cézare Pastorello, que convocou os demais vereadores para a mesa de honra, formando assim o Plenário composto e os procedimentos para votação da Mesa Diretora da Câmara, em voto aberto, que elegeu presidente o vereador Professor Domingos Oliveira dos Santos (PSB), com 09 votos dos 15 votantes.

 

Uma chapa concorrente, liderada pelo vereador Cláudio Henrique (PSDB), ficou com os outros 06 votos.

 

Com Domingos, integram a nova Mesa, os vereadores, José Eduardo Torres do PSC (vice-presidente), Alvasir Alencar do PP (1º secretário), Wagner Barone do PTN (2º secretário) e Elias Pereira do PT do B (tesoureiro).

 

Na chapa vencedora, votaram também os vereadores, Jerônimo Gonçalves (PSB), Denis Maciel (PT do B), Creudes Castrillon (PTN), Rosinei Neves (PV) e Wagner Barone (PTN).

 

Na Chapa 02, com Cláudio Henrique, votaram Valter Zacarkim (PTB), Rubens Macedo (PTB), Valdeniria Dutra (PSDB), Cézare Pastorello (PSDB) e Elza Bastos (PSD), totalizando 05 votos.

 

Em seu discurso de posse, já eleito presidente da Câmara, o Professor Domingos discursou afirmando que seu objetivo maior será a integração entre vereadores e os poderes constituídos. Leia a íntegra do discurso:

 

“Agradeço a Deus e aos nobres vereadores e vereadoras, esta decisão importante para o Legislativo cacerense, onde escolhe-se através do voto a nova Mesa Diretora, quando me deram a honra de representar o Poder Legislativo Municipal para esse primeiro biênio. Como presidente, renovo meu compromisso de bem servir a população cacerense.

 

Estou ciente de que, na qualidade de vereador escolhido democraticamente pelos votos dos pares, cabe a mim assegurar a continuidade do compromisso de transformar a Câmara Municipal de Cáceres no centro das grandes decisões, em prol dos cidadãos que aqui vivem.

 

A independência do Poder Legislativo, constitucionalmente expressa, é baliza reformuladora e garantidora da representação popular, perante a qual, nós, vereadores, temos o dever de viabilizar a melhoria de vida de nossos cidadãos.

 

Afirmo que, a Câmara Municipal, sobre nossa presidência, será harmônica entre os poderes constituídos, porém, de total independência e, que, os vereadores, terão todo apoio necessário para realizar suas atividades parlamentares, bem como, os funcionários para executarem suas funções.

 

O dever que ora me incumbem, me faz honrado e, sobretudo, me torna mais compromissado e responsável com as coisas públicas, uma vez que me outorgam poderes de administração, cuja seriedade trago da minha vida pessoal e pública.

 

Finalizo, agradecendo os votos recebidos dos vereadores Jerônimo, Elias, Barone, Creude, Alencar, Rosinei e Dênis.

 

Porém, deixo aqui registrado de forma especial, os meus agradecimentos ao vereador José Eduardo Torres, que era pré-candidato a presidente da Câmara e, num ato de grandeza, veio nos apoiar, sendo muito importante nesse processo eleitoral, que, hoje, nos tornou presidente desta Casa.

 

Um abraço fraterno a todos vocês. Muito Obrigado e um feliz 2017, nas bênçãos de Deus”.

 

Após a solenidade, o novo presidente, Professor Domingos falou à imprensa. Leia a íntegra da entrevista:

 

Repórter - Como foi o processo de eleição da nova Presidência?

Domingos - Realmente, foram várias reuniões com os colegas vereadores, na tentativa de um consenso e, graças a Deus, obtivemos sucesso. Nosso objetivo é de trabalhar por Cáceres, não com picuinhas, nem para atrapalhar o Executivo. Queremos trabalhar de forma independente, discutir os melhores projetos para o município e para a população. Foi nesse intuito que, nós, em nove vereadores formamos esta chapa, tendo a minha pessoa como presidente, o vereador Eduardo Torres como vice, o Elias de Tesoureiro, o Alencar como primeiro secretário e o Barone como segundo secretário. Quero agradecer aos demais vereadores que entenderam que a nossa era a melhor chapa. Agora, terminou, não há mais chapa Um, nem Dois. Agora somos um consenso de 15 vereadores para trabalhar por Cáceres, para ajudar o desenvolvimento do município. Vamos buscar a ZPE, mais asfaltos, ajudar o prefeito a melhorar nossas ruas, avenidas e estradas rurais, enfim, trabalhar por uma Educação e Saúde mais eficazes, para que Cáceres ocupe um lugar melhor no desenvolvimento.

 

Repórter – Agora são quatro vereadores a mais e não há gabinetes para todos, como vão se ajeitar na Câmara?

 

Domingos – Já conversei sobre isso com os colegas vereadores. Será um pouco apertado, pois teremos que dividir os gabinetes atuais. Quando tivermos recursos suficientes iremos dar um conforto melhor aos parlamentares, para que eles possam ter mais tranquilidade em seus trabalhos e no próprio dia a dia de atendimento aos munícipes.

 

Repórter – Como foram os diálogos para formar uma chapa vencedora?

 

Domingos – Não foi fácil, pois são 15 vereadores na Câmara. Cada um com sua região, objetivos e pensamentos, diferentes ou semelhantes. Sempre há interferências de vários outros segmentos da sociedade, o que é absolutamente normal. Fizemos 16 reuniões, desde às eleições de outubro, onde discutimos diversos projetos para Cáceres, de uma forma bem transparente. Fui eleito com nove votos, mas somos 15 vereadores, onde todos terão um tratamento igualitário, com as mesmas condições para trabalhar.

 

Repórter – Alguns funcionários de departamentos importantes foram dispensados por determinação da Promotoria Pública, por falta de concurso. Como o senhor vai administrar este problema?

 

Domingos – Vamos trabalhar, junto com os colegas, para dialogar com o Judiciário e mostrar que há a necessidade de haver esses cargos ainda não concursados, até que façamos um novo concurso. A Câmara precisa prestar um serviço de qualidade e isso depende dos servidores. Vamos rever esse problema ainda nesta primeira semana.

 

Repórter - Qual será o primeiro ato do Presidente da Câmara?

 

Domingos – Já nesta primeira segunda-feira nós iremos nos sentar, os 15 vereadores juntos. Jamais vou tomar decisões isoladas, colocar todos os problemas que existem para achar os melhores caminhos para as melhores soluções. Não tomarei nenhum ato isolado.

 

Repórter – Alguma palavra especial aos cacerenses?

 

Domingos – Sim, quero agradecer a população cacerense pela oportunidade de ser vereador por duas vezes. Esta população pode ter a certeza de que irei trabalhar e honrar esses votos recebidos e a confiança dada a mim pelos colegas vereadores na noite de hoje. Agradeço imensamente o meu Distrito de Aparecida e a minha base eleitoral, que muito tem me ajudado.

 

 

Carregando comentarios...

Economia

Salário mínimo de 2017 será de R$ 937

30/12/2016 - 16:40
Economia

Contribuinte tem prazo para doar IR

29/12/2016 - 06:34
Artigos

Aprender sem mestres

28/12/2016 - 14:43