Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto de Lei de Janaina obriga a inclusão profissionais de odontologia em equipes de UTIs
Por Laura Petraglia/assessoria
09/02/2017 - 15:48

Foto: assessoria

Projeto de Lei apresentado pela deputada estadual Janaina Riva (PMDB) durante sessão ordinária vespertina desta quarta-feira (08.02) obriga a presença de um cirurgião dentista nas equipes  multiprofissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que atendem em hospitais de Mato Grosso.

 

O projeto de lei prevê que em todas unidades de terapia intensiva, bem como em clínicas ou hospitais públicos e privados em que existam pacientes internados, será obrigatória a presença de profissionais de odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente.

 

"Alguns pacientes ficam anos em UTI's, me lembro do meu avô ter ficado uns 4 anos.  Acredito que  essas pessoas devam receber - como o próprio nome sugere ao local - cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados, deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs. O atendimento odontológico do paciente crítico também contribui na prevenção de infecções hospitalares", defendeu.

 

INDICAÇÃO

 

Na mesma sessão a parlamentar apresentou indicação ao governo do Estado sobre a necessidade de viabilizar o aumento dos profissionais técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários que dão suporte aos municípios interioranos do Estado ou, ainda, elaborar parceria técnica com o INDEA e EMPAER para análises e assistências ao pequeno produtor.

 

"Recebi em meu gabinete inúmeras reclamações de pequenos produtores acerca da falta de assistência da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários. Peço ao governo do estado que analisando o pleito, dispense um maior número de pessoal técnico para dar suporte à pasta. A Agricultura Familiar se destaca por desenvolver culturas variadas e que, apesar da pequena escala, gera milhares de empregos em Mato Grosso", finalizou.

 

 

Carregando comentarios...

Educação

Vagas do FIES na FAPAN são divulgadas

07/02/2017 - 19:50