Começa a limpeza do terreno para a construção do canil de farejadores
Por Diário de Cáceres
07/09/2012 - 09:58
O pátio do Centro Integrado de Segurança e Cidadania(CISC), onde estavam 49 carros apreendidos por irregularidades, está sendo limpo e preparado para que tenha início o canil de cães farejadores. A obra do canil, com 16 baías, foi licitada no dia 03 de agosto. O valor da obra é de 375 mil reais e os recursos são do governo do Estado.
A informação foi dada pelo juiz criminal da 2ª Vara da comarca, Geraldo Fernandes Fidélis Neto. Segundo ele, com a construção o governador Silval Barbosa cumpre um compromisso firmado com Cáceres desde quando era ainda vice-governador. "A luta é conjunta, e a Maçonaria de Cáceres colaborou muito no processo. Foram inúmeras as
idas a Cuiabá, inúmeras as reuniões com o governo. Agora, a luta é pela implantação de uma base aérea em Cáceres, também para o combate ao narcotráfico, pois é público que o tráfico do "pó maldito" é feito também por cima, com aeronaves lançando a droga em fazendas. E com o canil implantado e demais forças de segurança aqui atuantes, mais a localização geográfica do município, e ainda um aeroporto sub-utilizado, Cáceres é o município ideal para ter a primeira base aérea do Estado".
Para o juiz, a questão envolve a segurança nacional, "uma vez que é sabido que estes quase 1 mil km de fronteira com a Bolívia são na verdade um corredor para a saída da cocaína da Bolívia, distribuída então para todo o país".
O canil-afirma Fidélis- é um instrumento a mais de prevenção e repressão."não só para operações em rodovias, como também para operações urbanas, como o fechamento de bocas de fumo,por exemplo. Enquanto um ser humano tem 5 milhões de células olfativas, um cão tem 250 milhões. É um instrumento muito eficaz"-conclui.
A obra do canil deve começar nos próximos dias, no espaço anexo ao Cisc. Os 49 veículos que lá estavam foram retirados pela empresa Irmãos Parreira, como apoio ao projeto, e levadoa ao pátio da Ciretran.