Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Embrapa Pantanal referenda importância da parceria com SENAR-MT
Por Gecom Senar
22/02/2017 - 11:16

Foto: assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) foi referendado como um importante parceiro da Embrapa Pantanal pelo novo chefe-geral da instituição, Jorge Antônio Ferreira de Lara, durante sua posse no cargo, na terça-feira (21.02), em Corumbá (MS). O vice-presidente do Sistema Famato/SENAR-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, e o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, compareceram à solenidade juntamente a outras lideranças do agronegócio de Mato Grosso.

 

“Evidentemente, o SENAR-MT já é um grande parceiro da Embrapa. Gostamos muito do SENAR, fomos muito bem recebidos em Cuiabá. Nós pensamos não só no que a Embrapa Pantanal pode oferecer, mas tudo o que as outras 45 unidades podem trazer para a região. Nós enxergamos da seguinte maneira: o que as unidades podem trazer para o Pantanal e o que a Embrapa Pantanal pode levar para fora do Pantanal, como o conhecimento que nossa unidade tem na questão de políticas públicas, de sustentabilidade. Paralelo a isso, vamos aumentar e muito nossa carteira de projetos via parcerias. É inconcebível, no século XXI, trabalharmos sem a presença dos nossos parceiros e o SENAR é fundamental”, comentou o homenageado do dia.

 

Como parceria foi uma das palavras mais utilizadas durante a reunião de trabalho, logo após a posse, o superintendente do SENAR-MT enfatizou a importância do trabalho conjunto com a Embrapa. “Estamos com uma proposta um pouco diferente, de motivar o desenvolvimento regional. Precisamos entender o que a região precisa e quer desenvolver e, juntos, construirmos o processo educacional e encontrarmos as soluções. Para isso, precisamos do apoio da Embrapa para nos dizer o que é prioridade”.

 

O vice-presidente do Sistema Famato/SENAR-MT destacou a necessidade da validação de pesquisas e da orientação da Embrapa Pantanal para que os produtores possam produzir com sustentabilidade. “Diferente do que muitos pensam, o produtor rural tem consciência da importância da preservação e da conservação. Queremos produzir e preservar ao mesmo tempo”.

 

Além dos representantes do Sistema Famato/SENAR-MT, cerca de outras 30 lideranças do setor agropecuário de Mato Grosso participaram da solenidade e, depois, de uma reunião de trabalho. Também estiveram presentes membros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e de universidades do Estado. A solenidade foi prestigiada ainda pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes.

 

Todas as lideranças de Mato Grosso reforçaram o pedido de apoio e validação de pesquisas para produção sustentável na região pantaneira. Zoneamento econômico ecológico e zona de amortecimento também fizeram parte da pauta.  O consultor legislativo, Paulo Moura, e o diretor de relações institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Ricardo Arruda, ainda engrossaram a lista de solicitações aos representantes da Embrapa.

 

O presidente da instituição disse considerar primordial a parceria com as entidades mato-grossenses para o sucesso do trabalho. O chefe-geral da Embrapa Pantanal acrescentou que pretende fazer de sua gestão um fórum neutro de discussões sobre os temas relacionados ao bioma. “Pretendemos fazer um trabalho intenso de pesquisa relacionado à manutenção dos sistemas de produção por meio da sustentabilidade, buscando um paralelo entre a ação humana e a conservação do meio ambiente”.

 

De Poconé, o presidente do Sindicato Rural, José Mário de Assis Silva, pareceu satisfeito com o resultado da reunião com o novo líder da Embrapa. “De concreto, estamos levando a promessa dele de nos auxiliar. Enfatizou que vai ser nosso parceiro. Nós sempre abrimos nossas porteiras para a Embrapa em Poconé. O que a gente precisa e quer da Embrapa é que eles façam estudo para nos mostrar o que a gente pode fazer, o que é melhor para o Pantanal”.

 

Carregando comentarios...

Cidades

PRF anuncia "Operação Carnaval"

22/02/2017 - 11:00
Utilidade Pública

PRF anuncia "Operação Carnaval"

22/02/2017 - 10:45
Utilidade Pública

Prefeitura convida para audiência pública

21/02/2017 - 09:34